Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Repercussão do ato do Fórum Baiano LGBT na imprensa

7 comentários
Band - Baianos protestam contra mortes de gays


Os manifestantes levaram cruzes com os nomes das vítimas da violência no Estado; beijaço também foi feito em Salvador.

Cerca de cem pessoas se reuniram nesta quarta-feira, em Salvador, na Bahia, para protestar contra a homofobia. Com cruzes com os nomes de gays e lésbicas mortos no Estado, os manifestantes promoveram um beijaço no centro da capital baiana. 

Os participantes seguiram em marcha pela avenida 7 de Setembro rumo ao Palácio Rio Branco, no centro Histórico. 

Agressão

Na última semana, um casal de gays foi vítima de agressão em Salvador. Um deles chegou a ser espancado com um pedaço de madeira na cabeça. As vítimas prestaram queixa na polícia e depuseram na 11ª Delegacia Territorial. 



Bocão News - Leo Kret e Paulete Furacão trocam beijos na Praça Municipal 

Com a Câmara Municipal de Salvador e o Palácio Thomé de Souza de camarote, a vereadora Leo Kret do Brasil (PR), a coordenadora LGBT da Secretaria de Justiça da Bahia, Paulete Furacão, e o presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, trocaram beijaços na Praça Municipal. Em protesto contra a homofobia realizado na tarde de quarta-feira (21), as autoridades, munidas de faixas e bandeiras, protagonizaram o ato simbólico com o auxílio de seus respectivos namorados.
 
Para “abrir os trabalhos”, a vereadora Leo Kret deu um selinho na coordenadora da Secretaria de Justiça, Paulete Furacão.  Logo depois, o protesto foi contagiando os presentes.  Paulete saiu de cena e Luiz Mott e Leo Kret chamaram os seus respectivos “digníssimos” para o beijaço. Outros dois casais também participaram do ato simbólico.

A parte engraçada do vídeo fica por conta de um cidadão que, assistindo a cena, se empolgou e quis “protestar” também. Ele fez “biquinho”, fechou os olhos e até tentou beijar Leo Kret, que, com o auxilio do namorado, rejeitou a proposta.

Manifestação - O ato simbólico foi em apoio ao Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial e em protesto devido às mortes de gays, lésbicas e travestis.

Em 2011, foram 272 assassinatos de LGBTs no Brasil, segundo dados coletados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Desses, 29 aconteceram na Bahia, que assim lidera pelo sexto ano consecutivo o triste ranking de estados mais homofóbicos, com o índice de 10,66% do total de casos no país.
 
Os números verificados em 2012 indicam um agravamento desse quadro: apenas nos dois primeiros meses do ano, foram 80 homicídios no Brasil e, desses, 11 na Bahia.


 

Correio da Bahia - Onze gays foram mortos na Bahia em janeiro e fevereiro 

Bahia lidera pelo sexto ano consecutivo o ranking de estados mais homofóbicos

Onze gays foram mortos na Bahia nos dois primeiros meses do ano. Em todo país, foram registrados 80 homicídios no mesmo período. A informação foi divulgada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).

O grupo realizou, nesta quinta-feira (22), um ato simbólico em apoio ao Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial e protesto devido às mortes de gays, lésbicas, e travestis. Em caminhada, os manifestantes saíram Praça da Piedade até a Prefeitura Municipal de Salvador.

A vereadora Leo Kret do Brasil (PR), a coordenadora LGBT da Secretaria de Justiça da Bahia, Paulete Furacão, e o presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, participaram da caminhada.

No ano passado, foram 272 assassinatos de LGBTs no Brasil. Destes, 29 aconteceram na Bahia, que lidera pelo sexto ano consecutivo o ranking de estados mais homofóbicos, com o índice de 10,66% do total de casos no país.

Agressão na Estação Pirajá - No último dia 10, dois jovens gays foram roubados e espancados na Estação Pirajá. Os dois, que são namorados, estavam de mãos dadas no momento e acreditam que houve homofobia no ataque - um dos rapazes disse que foram agredidos por seis homens que gritavam ofensas enquanto os espancavam.

Os dois tinham acabado de descer do ônibus quando foram atacados. Uma das vítimas foi imobilizada com murros e teve a pochete roubada. A outra teve a cabeça golpeada com um pedaço de madeira e precisou tomar nove pontos no local.

O caso está sendo investigado pela 11ª Delegacia Territorial (DT/Tancredo Neves).

7 comentários:

Anônimo disse...

gente parabéns aos organizadores !!a luta continua!!todos contra a homofobia urgente amigos!!parabéns ao forumbahiano pela matéria e pela luta em prol do cidadão lgbt !!!aqui em Vitória-Es estamos bastante emprenhado em prol dos nossos direitos a cidadania lgbt !!!valeu

Anônimo disse...

parabéns a todos que compareçeram a o manifesto a luta continua gente!!agradeço também ao site forum bahiano pela inciativa !!e organizaçãof !!espero que outros aconteça em prol da cidadania lgbt !!valeu aqui em vitória-es estamosaqui reunidos em prol de combater esta homofobia gente valeu!!!mandamos email para políticos e amilitancia continua!!!

Anônimo disse...

mott parabéns pela sua presença e a vereadora leo kret !!valeu pela visibilidade da causa !!todos contra homofobia !!precisamos da pl12 urgente amigos!!valeu !!osilas malafaia !!e o magno malta !!juntamente contra o bolsonaro temos que combater !!para que possamos ter nossa cidadaniarespeitada!!!

Anônimo disse...

parabéns ao tenente ícaro pela militancia emprol dacomunidade lgbt !!o site adé diversidade !!aqui em vitória-Es támbém está bombando pela noticia!!lembrando gente que vitória-Es é a capital mais homofobica do Brasil gente(segundo a unesco) mas vamos mudar esta história valeu!!!parabéns ao site adé diversidade gosto muito da informação!!!em prol da causa lgbt!!!

Anônimo disse...

gente estamos aqui reunidos em Vitória-Es todos em prol da causa lgbt !!valeu temos que combater em todo Brasil esta homofobia valeu!!aos organizadores do manifesto parabéns !!!estamos aí na luta em prol!!!

Anônimo disse...

parabens ao organizadores!!salvador esta precisando!!espero que o forum lgbt e o adé diversidade organize outros!!a nossa luta aqui em vitória-es também continua!!temos que politizar todos da paradas gay a nosso favor empro da causa lgbt!!informar dos site e juntar nossas militância valeu!!!

Anônimo disse...

espero que outros venha acontecer em prol da militância lgbt!!a luta nossa continua gente!!valeu ícaro(tenente) valeu mott(antropologo) pela atitude e coragem!!valeu ao site forumlgbt bahiano pela atitude !!a nossa luta aqui em vitória-Es estamos antenados em vocês parabéns !!!

Postar um comentário