Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 15 de março de 2012

XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero

0 comentários
TEMA: Os Estudos Feministas e de Gênero e as Matrizes da
 
Desigualdade: Sexismo, Racismo e Lesbo-Homofobia
 
Primeira Convocatória
O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBa realizará no período de 14 a 16 de maio de 2012, em Salvador- Bahia, o II Seminário Internacional e o XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero, Os Estudos Feministas e de Gênero e as Matrizes da Desigualdade: Sexismo, Racismo e Lesbo-Homofobia.

Neste evento, o NEIM pretende, como já vem fazendo, reunir em um mesmo espaço a produção acadêmica local, nacional e internacional sobre a temática feminista e de gênero e temas afins, na perspectiva de enfocar as desigualdades oriundas das articulações entre os marcadores de gênero, de classe, de raça/etnia, de geração, de sexualidade, de regionalidade, entre outros, ainda persistentes em nossa sociedade.

Desde já o NEIM/UFBa convida pesquisadoras/es, estudantes, especialistas, profissionais, integrantes dos diversos Núcleos, Centros e Programas Universitários e de Pesquisa da Bahia, assim como Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero de empresas públicas, a participarem deste evento, que tem como principal objetivo agregar e articular estudiosas/os dessa temática, constituindo-se como um espaço de troca de conhecimentos e experiências, que levem a reflexões sobre a temática em pauta.

Situando a relevância e a oportunidade do debate sobre tais questões, cabe lembrar as preocupantes estatísticas que vêm sendo amplamente divulgadas pela mídia brasileira, em que o estado da Bahia ocupa posição destacada em relação à ocorrência de manifestações de preconceitos e de fatos delituosos declaradamente sexistas, racistas, homofóbicos ou geracionais, muitos dos quais expressa as marcas de todas essas desigualdades, em interface.

Dessa forma, esse Simpósio pretende ainda, não só divulgar a produção de conhecimento baiana, mas também facilitar os agenciamentos de novas pesquisas; propiciar novos intercâmbios entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação; mas, sobretudo, se constituir num momento de formação sobre todos esses temas que, relacionados ao feminismo e, em mútuo entrelace, formam a matriz de desigualdades que ora preocupam e desafiam o pensar e o agir da academia, de organismos governamentais e não governamentais e de movimentos feministas e de mulheres, notadamente em nosso estado.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO
O Simpósio terá a duração de três dias, com credenciamento e a realização de mini-cursos nos matutino e vespertino no dia 14 de maio; a abertura solene será feita à noite por meio da Conferência Sexismo, Racismo e Lesbo-Homofobia: descolonizando saberes? com convidada de notório saber sobre a temática. Nos dias 15 e 16 pela manhã estão previstas Mesas Redondas sobre temas correlatos ao central do Simpósio, a primeira enfocando os eixos Sexismo e Racismo e a segunda Sexismo e Lesbo-Homofobia. No período vespertino, em ambos os dias, ocorrerão os Grupos de Trabalho. Na noite do dia 15, haverá lançamento de livros e na noite do dia 16, a mesa de encerramento, Para além das matrizes de desigualdades: desafios e perspectivas, contará com a participação de pesquisadoras que possuem uma trajetória como gestoras de políticas públicas nas temáticas centrais do II Seminário e do XVII Simpósio, de forma a promover uma reflexão engajada com a transformação das estruturas de desigualdades.

PÚBLICO ALVO DO EVENTO:
I. Estudiosas(os) e pesquisadoras(es) baianas(os) envolvidas(os) com o tema.
II. Estudantes de graduação e de pós-graduação, que utilizam as contribuições teóricas do feminismo e as categorias de gênero, raça/etnia, classe, sexualidade e geração.
III. Profissionais, integrantes de Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero de Empresas públicas, Sindicatos, Partidos políticos; Assessoras(es) de movimentos sociais e entidades feministas.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO E SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
O evento estará aberto à participação de pesquisadoras(es) e estudiosas(os) da temática, mediante a apresentação de comprovante de pagamento da inscrição no evento.

As temáticas dos trabalhos deverão de algum modo dialogar com os temas centrais do simpósio que, por ter uma natureza interdisciplinar, acolherá trabalhos de diferentes áreas do conhecimento.

As/os interessadas/os em apresentar trabalhos deverão enviar o resumo expandido do trabalho à coordenação do evento, pelo email simposio.neim@gmail.com, de acordo com os prazos, critérios e especificações. Após a seleção a coordenação fará o envio dos comunicados de aceites dos trabalhos a serem apresentados.

PRAZOS:
Apresentação de propostas: de 13/03 a 13/04/2012
Correspondência de aceite: de 23/03 a 01/05/2012

TAXAS DE INSCRIÇÃO:
Até 10/04/2012
Como ouvinte: 30,00
Com apresentação de trabalho
Estudante de graduação - 40,00
Estudante de pós-graduação - 60,00
Profissionais - 100,00

A partir de 10/04/2012
Como ouvinte: 35,00
Com apresentação de trabalho 
Estudante de graduação - 45,00
Estudante de pós-graduação - 65,00
Profissionais - 105,00

INSCRIÇOES E PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO: http://www.simposioneim.ufba.br/
FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS:
- Word em espaço simples, estilo normal, Papel A4
- Páginas não numeradas
- Alinhamento justificado
- Início de parágrafo com tabulação
- Fonte Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento de texto entre linhas de 1,5
- Espaçamento das citações simples com recuo padrão de 1,25
- Margens: superior 2,5 cm; inferior 2 cm; esquerda 2,5 cm; direita 2cm
- Máximo de 4 páginas incluindo as referências (máximo de 8 títulos).
- Título do trabalho centralizado e em caixa alta e negrito, seguido do nome da/o autor/a com
- rodapé indicando o vínculo institucional e e-mail da/o mesma/o e da instituição de origem.

INSCRIÇÕES, ENVIO DE RESUMOS e DEMAIS INFORMAÇÕES
NEIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher.
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.
Estrada de São Lázaro, 197 – Federação
Salvador – Bahia - Telefax: (071) 3237-8239
Email: simposio.neim@gmail.com
http://www.simposioneim.ufba.br/

COORDENAÇÃO DO EVENTO
Profa. Dra. Alinne Bonetti– Pesquisadora do NEIM
Profa. Dra. Antonia Garcia - Pesquisadora Associada do NEIM
Profa. Dra. Laila Rosa – Pesquisadora do NEIM
Profa.Dra. Maria de Lourdes Novaes Schefler – Pesquisadora Associada do NEIM

0 comentários:

Postar um comentário