Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

“Educação Sem Homofobia” concorre a prêmio internacional

0 comentários
Cena do vídeo 'Por outros olhos' do canal Homofobia
na Escola (Foto: Reprodução/YouTube)
O canal do YouTube do projeto Educação Sem Homofobia (ESH) é um dos finalistas ao Deutsche Welle Blog Awards - The BOBs, da emissora alemã Deutsche Welle, na categoria de Melhor Canal de Vídeo. O canal é o único representante brasileiro com temática LGBT na premiação.

Na definição dos próprios organizadores do prêmio o “The BOBs premia websites em 11 línguas, que conduzem e enriquecem, no sentido da liberdade de expressão, o discurso aberto na internet”. Uma das propostas é reconhecer conteúdo de qualidade, na internet, em diversas línguas. Conceito, criatividade e inovação são os três principais critérios da premiação.


A votação é aberta, no link
http://thebobs.com/portugues/category/2012/best-video-channel-2012/, e será encerrada no dia 2 dia maio de 2012. É possível votar uma vez por categoria, e por idioma, a cada 24 horas. Os vencedores serão anunciados no dia 2 de maio de 2012.

Educação sem Homofobia

O Educação Sem Homofobia capacita professores de ensino fundamental e médio para lidarem com questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero em sala de aula e nas comunidades onde atuam. Em sua terceira edição, o projeto abrange cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de Juiz de Fora e Vale do Jequitinhonha.

O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG em parceria com Secretarias Municipais de Educação de Belo Horizonte e Contagem, com o Centro de Referência LGBT de BH e grupos do movimento social LGBT da região metropolitana. O ESH é financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), e está inserido nas diretrizes do Programa Brasil sem Homofobia, no âmbito da Formação de Profissionais da Educação para a Promoção da Cultura de Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero. A coordenação geral do projeto é do Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado.


Sobre o canal no YouTube

Os vídeos no canal do ESH trazem registros do processo de outras edições do projeto, por meio de relatos de profesores participantes, além de material de apoio para as discussões empreendidas sobre diversidade de gênero e orientação sexual.

Um dos destaques é a série sobre travestis e transexuais. Os vídeos “Muito Prazer - Travestis e Transexuais de Juiz de Fora” e
“Memorial Travestis e Trans de BH” trazem depoimentos francos sobre a descoberta da sexualidade, a relação com a educação e o mercado de trabalho, entre outras questões relacionadas à cidadania. “Travestilidades e Transexualidades” traz relatos das mais importantes militantes travestis e transexuais brasileiras.

Fonte: Gay1

0 comentários:

Postar um comentário