Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Gays rejeitam título de cidadão de Salvador a Silas Malafaia

3 comentários
A concessão do título de cidadão de Salvador, pela Câmara Municipal, ao pastor Silas Malafaia (foto), líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, levou o movimento homossexual da capital baiana a um ataque de nervos, às vésperas da 11ª Parada Gay da Bahia, que ocorre no domingo. Malafaia é conhecido por suas posições homofóbicas, e seu título foi considerado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), mais antiga entidade do gênero em atividade no Brasil, um "atentado aos direitos humanos da comunidade LGBT". O grupo iniciou campanha contra o título no Facebook e Twitter. A ação estimula que os integrantes das redes sociais protestem no perfil da Câmara de Salvador no Facebook.

Além da campanha na internet, o GGB pretende dar entrada em uma representação na presidência do Legislativo da cidade, questionando suposto "desrespeito ao Regimento da Câmara Municipal de Salvador". Alega que, como o título de cidadão é "concedido a pessoas nascidas fora da capital baiana e que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador ", Malafaia não teria os tais "relevantes serviços" à capital baiana.

Os militantes homossexuais dizem que, se a homenagem não for cancelada, vão convocar a comunidade LGBT para comparecer no dia da entrega do título, 27 de setembro, à entrada da Câmara Municipal "para tumultuar e impedir a realização da titulação". Lembram ainda que em outras cidades, como São Luís, propostas semelhantes foram barradas.

O autor da proposta do título é o vereador Heber Santana (PSC), membro da Igreja Batista Missionária da Independência e integrante da bancada evangélica da Câmara de Salvador. Ele disse que, apesar de não concordar com a posição do GGB, a respeita, assim como tem o direito de ser respeitado. "Não temos nada contra os homossexuais, só contra a prática do homossexualismo, mesmo assim respeitamos quem pratica. Agora, nós defendemos valores compatíveis com a família tradicional, de casamento heterossexual. Achamos normal que a polêmica ocorra no campo das ideias, mas dizer que vai para a frente da Câmara para tumultuar a sessão é difícil aceitar", disse Santana.

Segundo ele, Malafaia merece o título de cidadão de Salvador principalmente pelo grande evento evangélico que promoveu em 2010 na capital baiana, o "Vida vitoriosa para você", que teria reunido 150 mil pessoas. "Os que se converteram são acompanhados até hoje pela associação do pastor Silas", disse. O vereador informou que a data inicial para a entrega do título, 27 de setembro, terá que ser revista devido ao período eleitoral e reclamou que os evangélicos sofrem mais preconceito que os homossexuais. "É o segmento (evangélico) mais censurado, quando quer expressar sua posição sobre determinados temas".

Fonte: A Tarde

3 comentários:

Anônimo disse...

O COITADO DO SILAS MALAFAIA PRECISA MESMO DE HOLOFOTES E MÍDIA PARA VIVIER DO PRECONCEITO E DOS SOFRIMENTO ALHEIO DA POPULAÇÃO LGBT

Anônimo disse...

GENTE LAMENTAMOS A IGNORÂNCIA DO SILAS AMIGOS. INFELISMENTE ESTE SUPOSTO SERVO DO SENHOR ,LAMENTA PELA SUAS ATITUDE PRECONCEITUOSAS .VALEU

Anônimo disse...

Senhor Heber Santana…ALGUÉM CONHECE?
Para mim, até pouco tempo, esse senhor era apenas mais um desconhecido. Mas, tomei conhecimento da existência de Heber Santana como o vereador de Salvador pelo PSC (?)que fez um “projeto” para conceder ao Pastor Silas Malafaia o título de cidadão soteropolitano.
Gosto muito do pastor Silas, acompanho-o por muitos anos, mas deixo aqui meu protesto pelo infame
projeto. Afinal de contas: O QUE FEZ SILAS MALAFAIA DE RELEVANTE POR SALVADOR?
*Todas as Igrejas Vitória em Cristo foram para Pernambuco, Fortaleza, Rio Grande do Norte; NENHUMA VEIO PARA SALVADOR.
*Em cada projeto VIDA VITORIOSA que passa pelo Nordeste, dificilmente algum vem para Salvador.
*Os grandes pregadores trazidos ao Brasil pelo pastor Silas, vão todos para Pernambuco e nenhum para a Bahia.
*Esse pastor faz vários projetos sociais. DESCONHEÇO ALGUM QUE ESTEJA EM SALVADOR.
Volto a perguntar: QUAL O RELEVANTE SERVIÇO PRESTADO PELO PASTOR SILAS QUE O FAÇA SER DIGNO DE RECEBER UM TÍTULO DE CIDADÃO DA MINHA CIDADE?
Espero que a OAB entre com um requerimento junto à Câmara de Salvador pela falta de regimentalidade do título e espero que algum vereador lance um projeto onde o título de cidadania só seja concedido a alguém se ele for aprovado por meio de assinaturas por um considerável número de cidadãos e cidadãs da cidade; Isso porque estamos de saco cheio de títulos concedidos a pessoas que serviço relevante algum prestaram a Salvador a exemplo de Pastor Silas Malafaia, Hebe Camargo e Galvão Bueno.
Tenha paciência!
Senhores e senhoras da Câmara de Salvador, não nos envergonhe, já basta o que vocês levam do erário público. NÃO PAGAMOS SEUS SALÁRIOS PARA SERMOS ENVERGONHADOS.
Senhor Heber Santana, o senhor foi eleito para defender Salvador , fiscalizar o Executivo e não para conceder títulos à pessoas que esporadicamente aparecem na cidade. Guarde seu puxa-saquismo para o seu templo. Não confunda a cidade com a sua igreja.
Deixo a minha solidariedade ao GGB da Bahia e compartilho com a indignação perante o silêncio de pessoas que teriam a obrigação de se posicionar como Gilberto Gil e tantos outros.
Para finalizar, foi esse mesmo vereador que colocou o partido dele para apoiar a candidatura de Pelegrino que faz parte de um partido (PT) que defende ações que Silas Malafaia combate com veemência como a legalização do aborto, o “Kit Gay” e o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
Que incoerência vereador! Festa para Silas Malafaia e apoio ao PT?
Fala sério!
Faz suas politicagens que não harmonizam com os princípios do seu eleitorado e quer fazer média com esse mesmo eleitorado dando títulos a Silas Malafaia?
Faça isso, mas não à custa da cidade.
Como boa baiana, deixo-lhe um conselho: se o seu objetivo é se aparecer, pegue um côco e coloque no pescoço, mas poupe a cidade disso.
Professora Rubina Anerília

Postar um comentário