Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Parada de Salvador tem data divulgada

0 comentários


Em correspondência eletrônica enviada à lista da conferenciaglbtbahia, Keila Simpson informou à Comunicação do Fórum Baiano LGBT a data da Parada Gay de Salvador, em 12 de setembro. O evento "sempre é programado para o primeiro domingo de setembro, mas como sempre acontece tem o sete de setembro na primeira semana. Esse ano é uma terça feira, mas a estrutura que se monta para a realização [do desfile de 7 de setembro] inviabilizaria algumas da nossas solicitações", afirma a vice-presidente trans da ABGLT. E ainda arremata: "Felizmente não tem ainda nenhuma parada programada para essa data o que nos possibilita como todos os anos acompanhar o desenvolvimento de várias delas pelo interior e região metropolitana".

Ela explica os motivos que fizeram o ano de 2009 ser atípico. "A realização em outubro no ano passado se deu apenas por conta do atraso na celebração de convênios, mas esse ano está programada para  a data acima citada", escreveu no e-mail. A Parada Gay de Salvador é organizada pelo Grupo Gay da Bahia. Com a divulgação da data da parada da capital, sobe para 19 o número de cidades na lista (e mais duas de regiões de municípios), cuja lista está publicada ao final da matéria.

O curioso é que, no final de semana seguinte à Parada de Salvador, 4 municípios da região metropolitana realizarão as suas paradas. Lauro de Freitas, Camaçari, Mata do São João e Simões já agendaram o evento para o dia 19 de setembro. A notícia foi recebida com espanto pelo movimento LGBT baiano, com duas reações principais. Ícaro Ceita criticou a desarticulação das paradas no estado: "O choque das datas ocorre porque não há diálogo, e isso nos enfraquece". Rafael Carvalho, Renildo Barbosa e Vinícius Alves discordaram de que o choque dos eventos possa representar um problema. "Talvez seja um bom momento de testarmos se fazermos paradas na mesma data não dão força também e visibilidade à nossa luta", afirma Alves. "Dessa vez foi ao acaso, mas e se der certo e pensarmos nas próximas em nos organizar assim?", propôe. "Acho criativo, forte e política as paradas nas mesma datas, e dividiremos os militantes do Fórum para prestigiar todas", garantiu Rafael Carvalho.

Curioso, também, é que as entidades organizadoras da próximas duas paradas não sejam  mistas ou gays. Vitória da Conquista, no sábado 17 de abril, realizará o evento sob o comando das lésbicas do grupo Safo, coordenado por Rosilene Santana.  É a primeira Parada do Orgulho LGBT da cidade, com o tema "Respeito à Diversidade" (veja cartaz abaixo). E no domingo, 18 de abril, as travestis e transexuais do Laleska de Capri organizam a III Parada da Diversidade do Nordeste de Amaralina, bairro localizado na periferia da orla de Salvador.

COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT


Paradas LGBT/da Diversidade/Gays da Bahia em 2010
1.      Santo Antonio de Jesus - 14 de março - realizada
2.      Vitória da Conquista - 17 de abril
3.      Nordeste de Amaralina - 18 de abril
4.      Praia do Forte - 25 de Julho
5.      São Sebastião do Passé - 1º de agosto
6.      Seabra - 6 de agosto
7.      Teixeira de Freitas - 8 de agosto
8.      Eunápolis - 15 de agosto
9.      Prado - 22 de agosto
10. Feira de Santana - 29 de agosto
11.  Itabuna - 29 de agosto 
12.  Porto Seguro - 05 de setembro
13.  Rui Barbosa - 5 de setembro
14.  Salvador – 12 de setembro
15.  Simões Filho - 19 de setembro
16.  Lauro de Freitas - 19 de setembro
17.  Mata do São João - 19 de setembro
18.  Camaçari - 19 de setembro
19.  Itamaraju - 26 de setembro
20. Pojuca - 17 de outubro
21.  Cabrália - 31 de outubro

0 comentários:

Postar um comentário