Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Movimento LGBT discute plano de governo do petista Jacques Wagner

0 comentários
Em mensagem, o coordenador do setorial LGBT do PT, Wesley Francirso, tcomplementa as informações da Comunicação da campanha

Representantes dos movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) se reuniram na noite desta terça-feira (10), na sede do comitê central, para debater a inclusão dos seus pleitos no plano de governo, contidos em um documento de 13 itens que está sendo construído para ser apresentado à coligação "Pra Bahia Seguir em Frente".

De acordo com Vida Bruno, da coordenação dos movimentos sociais da campanha, o encontro condensa as bandeiras de luta dos movimentos. "Nós reunimos para inserir as nossas pautas e fomentar as propostas para todas as áreas que garantam a cidadania do público LGBT", disse ela.

Já o representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Danilo Bittencourt, declarou que antes do governo Wagner não existia investimentos para esse segmento. "Em 2006, não existia qualquer política para o público LGBT. Já em 2009 conseguimos mais de R$ 240 mil, mas ainda queremos outras ações", afirmou.

Entre as reivindicações do segmento, que estão sendo discutidas, constam a criação de uma coordenação da promoção LGBT e um plano estadual dos Direitos Humanos LGBT. Além disso, há demandas para a equiparação de direitos aos servidores públicos LGBT e a implantação do programa Bahia Sem Homofobia.  

Fonte: Campanha Wagner
Foto: Marcos Pereira

-------------------------------------------
Mensagem de Wesley Francisco (recebida por e-mail)
 

Companheiras e companheiros,

nesta terça-feira, dia 10 de agosto, cerca de 40 pessoas participaram da discussão sobre o plano de governo de Jaques Wagner.

A atividade fez parte do calendário de discussões de programa, realizadas pela campanha, que foi antecedido, nas semanas anteriores pela realização de plenárias de mulheres, cultura, educação, racismo, juventude...

Danillo Bittencourt, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, apresentou um balanço sobre as ações da última gestão do governo. Apresentou também os "13 pontos LGBT", que contou com a colaboração das proposições encaminhadas pelo Setorial LGBT do PT-BA.

O Setorial participou, a mais de um mês, no Colégio 2 de Julho, de um seminário com representantes do governo, partidos aliados e representantes de outros setoriais em que se fez o debate geral de programa. Em separado cada setor redigiu suas propostas, juntamente com representantes governamentais (no caso LGBT quem participou foi Cida, da SJCDH, uma vez que Danillo estava viajando) e um mediador/colaborado r da equipe do programa.

O texto apresentado foi então uma síntese dos debates feitos tanto pela parte das reivindicações LGBT como pelas ações realizadas pelo governo.

O texto seguiu para a equipe do programa e depois será encaminhado à equipe de criação que vai providenciar a divulgação do mesmo.

Importante salientar a participação ativa que se deu nas discussões das proposições apresentadas, bem como o alto nível do debate realizado, o que mostra a capacidade ativa que os/as militantes baianos tem se apropriado das questões do estado, do controle social, da luta contra o HIV/AIDS e hepatites, e das pautas atuais do movimento. Entre outros/as estiveram presentes: Marcelo Cerqueira (GGB), Bira Lopes (Mata de São João), Barbara Alves (LesBahia), Nilton Luz e Diego (Rede Afro), Icaro Ceita (Adé Diversidade/ Porto Seguro), Andreza Almeida e Agnaldo Almeida (Coletivo Kiu!), Vinícius Alves (Beco das Cores/ABGLT) , Taise (Irecê), Tito da Cruz (Ipiaú), Dandinha (pescadora), membros do movimento estudantil da UCSal (CA Letras e CA Direito), Maria Elena (da SEPROMI), Victor Barreto (SECULT), Patricia Lefrançois (Gab. Bira Coroa), Herege Sacramento (Gab. Fátima Nunes), entre outros/as.

Vamos agora garantir a inserção das nossas propostas, intensificar a nossa campanha, diferenciar- nos dos nossos adversários mostrando que temos as melhores propostas para a Bahia e compromisso com a causa LGBT.

Juntos e juntas somos mais fortes.

Dilma presidente!

Wagner governador!

Wesley Francisco
Coord. Geral Setorial LGBT PT-BA
Diretor Geral Associação Beco das Cores - Educação, Cultura e Cidadania LGBT

0 comentários:

Postar um comentário