Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Com evento de repercussão nacional, UFBA começa a pesquisar sobre sexualidade

0 comentários

COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT
Da Redação

Um pouco tarde, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) começa a discutir os temas da sexualidade e orientação sexual. Através do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), a principal universidade do estado está realizando o Seminário Stonewall 40 + o quê no Brasil, cujo objetivo é discutir o movimento LGBT, as políticas públicas para o segmento e os estudos acadêmicos no período entre a famosa rebelião em Nova Iorque, que lhe deu origem, e os dias atuais. Pela qualidade dos temas tratados em um diálogo raro entre academia e movimento LGBT, o evento ganhou repercussão nacional e está contribuindo para projetar positivamente a UFBa e o coordenador do CUS, o professor Leandro Colling (foto).

Gaúcho, Colling estudou mestrado e doutorado na Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBA, onde também lecionou até 2009. Com a criação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos, produto da reestruturação recente da universidade, passou a desenvolver suas atividades na nova unidade. Tem realizado diversas atividades, com retorno do público e avaliação positiva no meio acadêmico. Com o Seminário, Colling constrói um caminho parecido com o da antropóloga Suely Messeder, atual coordenadora do Diadorim, núcleo de estudos em gênero e sexualidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com a realização do Enlaçando Sexualidades em julho do ano passado. Um grupo similar, acrescido do recorte de raça, se consolida na Universidade Federal do Recôncavo com o também antropólogo Osmundo Pinho. Com isso, a intelectualidade baiana é alçada a um novo patamar no estudo do fértil campo da sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero. Messeder e Pinho, aliás, compõem mesas do seminário.

A UFBa conta com diversos nomes reconhecidos no estudo da sexualidade. O antropólogo Luiz Mott, fundador da primeira organização LGBT ainda em atuação no país, o Grupo Gay da Bahia, foi professor da UFBa desde 1979 e, hoje aposentado, possui diversos estudos na área. O antropólogo Edward MacRae é, ao lado de Peter Fry (mais conhecido hoje pelas opiniões contrárias às políticas de promoção da igualdade racial), precursor dos estudos nessa área no Brasil. MacRae e Mott também compõem mesas no seminário. Já grupos de pesquisa, como o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), ampliam o interesse em explorar o campo da sexualidade a partir de agora.

O Seminário Stonewall 40 + o que no Brasil conta com pesquisadores renomados no estudo da sexualidade, além dos já citados da UFBa, como Richard Miskolci (UFSCar), Júlio Assis Simões (USP), Berenice Bento (UFRN) e Fernando Seffner (UFRGS). Do movimento social, Colling convidou o coordenador da Escola Jovem LGBT em Campinas (SP), Deco Ribeiro e a vice-presidente trans da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Keila Simpson. Nilton Luz foi convidado em nome do Fórum Baiano LGBT, que também é parceiro da iniciativa.

Procurado por e-mail, Colling falou sobre o seminário para o BLOG DO FÓRUM. "O evento será uma oportunidade especial para que os baianos conheçam parte importante da produção acadêmica relacionada com a temática LGBT e tenham acesso a um balanço das políticas, com críticas e elogios tanto dos pesquisadores quanto dos ativistas.", afirmou Colling. "O objetivo é acabar com essa divisão entre acadêmicos e ativistas. O trabalho do pesquisador também é político e todos os ativistas, conscientes ou não, usam perspectivas teóricas e conceituais nas suas políticas", defendeu.

SERVIÇO
Para participar do seminário e receber o certificado, o interessado deve enviar o nome completo e o curso e/ou instituição em que atua para o e-mail extensaoihac@gmail.com. Informações úteis podem ser obtidas pelo e-mail stonewall40anos@gmail.com.

O que: Seminário Stonewall 40 + o que no Brasil
Quando: de 15 a 17 de setembro de 2010-09-01
Onde: Saladearte Cinema do Museu, Bar Âncora do Marujo, La Bouche Creperia e Bahia Café Aflitos
Saladearte Cinema do Museu - Av. Sete de Setembro, 2195, Museu Geológico da Bahia Tel: 3338-2241
Âncora do Marujo – Av. Carlos Gomes, 804, Centro. Tel: 3329-1833
La Bouche Creperia - Rua Dias D´Ávila, 25ª, Barra.
Bahia Café Aflitos - Largo dos Aflitos, s/nº - Mirante dos Aflitos Tel: 3329-0944
Quanto: Entrada gratuita na Saladearte, Bahia Café Aflitos e La Bouche Creperia. Ingressos no bar Âncora do Marujo custam R$3.
Realização: Grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), ligado ao IHAC/CULT/UFBA.
Contato: Assessoria de Imprensa – Patrícia Conceição (8837-0034) e Tess Chamusca (8801-6162)




Programação 

15.09

15h - Mesa de abertura

16h – Mesa redonda: Os estudos e movimentos LGBT no Brasil pós-Stonewall

Coordenador: Dr. Djalma Thurler (professor do IHAC/UFBA)

Palestrantes: Dr. Edward MacRae (professor associado da Universidade Federal da Bahia, um dos autores do livro O que é homossexualidade), Dra. Regina Facchini (pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade de Campinas, autora do livro Sopa de letrinhas: movimento homossexual e produção de identidades coletivas no anos 90), Keila Simpson (vice-presidente trans da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Debatedor: Dr. Luiz Mott (Grupo Gay da Bahia)

18h – 19h – coquetel e lançamento de livros

19h – Mesa redonda: Os estudos, políticas e direitos sobre o corpo e a saúde LGBT no Brasil pós-Stonewall

Coordenadora: Dra. Milena Brito (professora da UFBA)

Palestrantes: Dr. Wilton Garcia (tem pós-doutorado em Multimeios pela Universidade de Campinas, autor dos livros Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos e Homoerotismo & imagem no Brasil), Dra. Berenice Bento (professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Diversidade Sexual, Gêneros e Direitos Humanos), Dr. Fernando Seffner (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, autor de dezenas de textos sobre situações de vulnerabilidade a Aids,  representações culturais das masculinidades homossexuais e bissexuais e gênero).

Debatedora: Tess Chamusca Pirajá (mestranda do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e integrante do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade)

21h30 – Bate papo com Larissa Pelúcio seguida de performances de transformistas no Bar Âncora do Marujo (Avenida Carlos Gomes, 809, Centro).

16.09

18h – Mesa redonda: Estudos, políticas e os marcadores sociais da diferença na comunidade LGBT no Brasil pós-Stonewall

Coordenador: Gilmaro Nogueira (mestrando do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e integrante do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade).

Palestrantes: Dr. Júlio Assis Simões (professor de antropologia na Universidade de São Paulo, atualmente pesquisa a produção social da diferença por meio da articulação das categorias de raça, gênero, sexo, idade e classe), Dr. Osmundo Pinho (professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, autor de vários artigos sobre relações raciais, identidades sociais, sexualidade e gênero), Dra. Larissa Pelúcio (autora do livro Abjeção e Desejo - uma etnografia travesti sobre o modelo preventivo de Aids, professora de antropologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Debatedor: Nilton Luz (integrante do Fórum Baiano LGBT)

21h30 – Show de Ginna de Mascar e Valerie O’rarah e confraternização na Creperia La Bouche, Beco da Off (Barra).

17.09

18h – Mesa redonda: Novas perspectivas e desafios políticos atuais

Coordenadora: Patrícia Conceição (mestranda do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e integrante do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade)

Palestrantes: Dr. Richard Miskolci (professor da Universidade Federal de São Carlos, coordenador do grupo de pesquisa Corpo, Identidades e Subjetivações), Dra. Suely Messeder (autora do livro Ser ou não ser: uma questão para pegar a masculinidade, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidades – Diadorim/UNEB) e Deco Ribeiro (jornalista, educador, ativista e diretor da primeira Escola Jovem LGBT do Brasil, em Campinas).

Debatedor: Dr. Leandro Colling (coordenador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) e professor do IHAC/UFBA)

20h30 – Shows e festa de encerramento no Bahia Café Aflitos (Largo dos Aflitos, Centro) com a diva trans Claudia Wonder, DJ Chiquinho tocando as músicas que marcaram a comunidade LGBT, Cortejo Afro, Samba das Moças e Bagageryer Spielberg, em comemoração aos seus 25 anos de carreira, com as convidadas Dion, Sfat Auermann, Valerie O’rarah e Jubelíssima.

0 comentários:

Postar um comentário