Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

No cinema: meio-século de amor entre Pierre Bergé e Yves Saint Laurent

0 comentários

Apresentado no festival de Toronto onde ele causou forte impressão, esse documentário conta a história de amor entre Yves Saint Laurent e Pierre Bergé. Rica em testemunhos, ele não ilude os momentos mais dolorosos do casal. 

Yves Saint Laurent e Pierre Bergé se encontraram em 1958. Durante meio-século, eles escreveram juntos uma bela história de amor com seu lote de entusiasmos, de paixões comuns pela moda e a arte, mas também os dilaceramentos e as tempestades ligadas aos caracteres inteiros desses dois homens fora de normas. Pierre Thorreton soube recolher durante seis encontros de duas horas as mais belas, mas também as mais dolorosas lembranças, dessa relação.

Testemunhos ricos em anedotas que ele apresenta nesse muito bom documentário Yves Saint Laurent – Pierre Bergé, l’amour fou. Com, como fio vermelho, a venda da coleção de arte que os dois homens haviam apaixonadamente reunido, entre Paris, Marrakech e o Château Gabriel na Normandia.

Os esplendores e as dúvidas de uma história de amor
Bastante coisas surpreendem nesse filme que não cede através da hagiografia sufocante ou do sensacionalismo deslocado. Ficamos impressionados pela liberdade de palavra de Pierre Bergé, mas também das duas musas do criador, Betty Catroux e Loulou de la Falaise, que contam os esplendores e as dúvidas dessa paixão de longo curso.

 Somos também subjugados pela massa, e a beleza, dos objetos que o casal pacientemente reuniu. Ao longo das confidências, descobrimos também talvez o segredo dessa fusão incandescente: Yves admirava Pierre por sua capacidade de o proteger. E Pierre admirava Yves por seu gênio criativo.

Aqui e ali, as críticas, em particular de jornais femininos, lamentam que não se fala muito de moda! Curiosa reprovação. O filme não é o abecedário do estilo Saint Laurent. Outros docs fizeram antes. L'amour fou é simplesmente como seu nome o indica uma história de amor. E é isso que faz seu charme indemodável.

Yves Saint Laurent - Pierre Bergé, l'amour fou,  um filme de Pierre Thorreton. Estréia em 22 de setembro.

Veja a banda-anúncio:
 

Fotos: tiradas da tela

Fonte: Tetu

0 comentários:

Postar um comentário