A Comissão de Legislação Participativa realiza na próxima terça-feira (23), às 13h30, o seminário "Escola Sem Homofobia", com o objetivo de discutir o papel da escola na promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional.
A Agência Câmara vai transmitir o evento ao vivo e fazer sua cobertura jornalística em tempo real. Os leitores poderão encaminhar perguntas aos participantes do seminário através do e-mail pergunte@camara.gov.br
As perguntas serão direcionadas aos deputados que integram a comissão, para que eles possam redirecioná-las aos convidados no momento do debate.
O seminário terá a presença de diversas autoridades, entre elas, o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro, e o Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ABGLT), Toni Reis.
O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Paulo Pimenta (PT) (PT-RS, na foto abaixo) lembra que o seminário é mais um avanço a contribuir para a reflexão da sociedade sobre o histórico de exclusão. "Esse processo é reflexo do protagonismo das pessoas que se negam a conviver com a discriminação e enfrentam o desafio na busca da efetivação do seus direitos, de fazer parte da sua geração", destacou Pimenta.
Pesquisa realizada em 11 capitais brasileiras com docentes e estudantes do 6ª ao 9º ano da rede pública revelou que há falta de compreensão sobre o que é diversidade sexual. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Margarita Diaz, "a sociedade tem construído somente o modelo heterossexual e as pessoas que não seguem esse padrão são discriminadas".
O estudo mostra ainda que nem mesmo profissionais de educação têm o devido preparo para lidar com esse tipo de conteúdo. Em decorrência desse problema, a homofobia vem se espalhando entre estudantes, o que futuramente poderá transformá-los em adultos preconceituosos. "Nós temos muitas políticas públicas que na prática das escolas não são implementadas" explica a pesquisadora.
Fonte: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário