Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Livro sobre homocultura reúne textos de João Silvério Trevisan e Claudia Wonder

0 comentários
"Retratos do Brasil Homossexual - Fronteiras, Subjetividades e Desejos" é uma publicação que acaba de ser lançada pela Imprensa Oficial, selo editorial do Governo do Estado de São Paulo.

A obra contou com a organização de Horácio Costa, Berenice Bento, Wilton Garcia, Emerson Inácio e William Siqueira Peres. O livro foi divido em subtemas: "Homocultura e Direitos Humanos"; "Homocultura e literatura"; "Homocultura e Arte"; "Universo Trans" e "Pensar Identidades".

Entre os autores publicados, destaque para João Silvério Trevisan, que no texto intitulado "Homocultura e Política Homossexual no Brasil: do Passado ao Por-vir" faz um paralelo entre o movimento gay brasileiro e o norte-americano. É interessante o relato que Trevisan faz dos grupos estadunidenses e a ligação com a esquerda local, fato histórico pouco divulgado.

A querida Claudia Wonder, que nos deixou no último dia 26/11, apresenta um texto baseado em experiências pessoais, principalmente no que diz respeito à infância. Claudia relata quando colegas de escola a chamaram de "mariquinha" e que ela não sabia o que era aquilo. Também conta a respeito de uma professora que mandava que ela falasse como "homem". Em dado momento ela pergunta, já consciente de sua transexualidade: "A transexulidade não seria mais uma variante da natureza humana?".

Por fim, temos a socióloga Berenice Bento, especialista na questão trans. Em seu artigo "Identidade Legal de Gênero: Reconhecimento ou Autorização?", a pesquisadora questiona o processo regulamentador da identidade trans. Para Berenice, "os direitos dessas pessoas mudarão de acordo com a compreensão que o legislador tenha da transexualidade", ou seja, quanto mais a questão trans for entendida e discutida, maior será o entendimento e acesso aos direitos básicos das pessoas transexuais.

Serviço: "Retratos do Brasil Homossexual - Fronteiras, Subjetividades e Desejos"
Editora: EDUSP/ Imprensa Oficial
Preço: R$ 40


Fonte: A Capa

0 comentários:

Postar um comentário