Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Carta do NEIM ao Senador Walter Pinheiro

0 comentários
Exmo. Senhor,
Senador Walter Pinheiro (PT-BA)

Excelentíssimo Senhor,

O Colegiado do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vem manifestar seu mais profundo estranhamento ao ter notícia da participação de Vossa Excelência - desfilando em carro de som ao lado de políticos conhecidos por seu fundamentalismo homofóbico -  na passeata organizada pelo pastor evangélico Silas Malafaia, em 01/06/2011 em Brasília, contra a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122, que criminaliza a homofobia.

Esse estranhamento se desprende do fato de que reconhecemos Vossa Excelência como um parceiro das nossas lutas desde 1993, quando assumiu a presidência da Comissão Especial da Mulher da Câmara Municipal de Salvador e soube, de maneira democrática, articular as demandas do Movimento de Mulheres na cidade. Foi essa relação de confiança que nos levou a participar na elaboração da Vossa proposta de governo, quando candidato a Prefeitura de Salvador.

Estranhamos também a presença de Vossa Excelência nessa passeata, tendo em vista o constante apoio de Vossa Excelência ao NEIM e, portanto, ao nosso trabalho em defesa dos direitos humanos das mulheres e de outros grupos discriminados ? nossas lutas contra o sexismo, o racismo e contra a homofobia e lesbofobia e todo tipo de discriminação e preconceito que têm sofrido lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e transexuais em nossa sociedade.

Consideramos que o Projeto de Lei da Câmara 122, que criminaliza a homofobia, representa um grande avanço nessa luta e merece todo o nosso apoio, necessitando, apenas, revisão para incluir a criminalização da lesbofobia, que também tem resultado em atos de violência ? não raro fatais - contra mulheres.

Conhecendo a Vossa postura em defesa dos direitos humanos, acreditamos que Vossa Excelência há de reconsiderar a posição manifestada nessa passeata, trazendo o Vosso apoio para a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 122 e, assim, engajando-se nas lutas dos movimentos contra a homofobia e lesbofobia.

Salvador, junho de 2011

Márcia Macêdo
Diretora do NEIM/UFBA

POR UM FEMINISMO SOCIALISTA ANTI-RACISTA E ANTI-HOMO/LESBOFÓBICO!

0 comentários:

Postar um comentário