Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ABEH divulga data e programa geral do próximo congresso

1 comentários
O VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de agosto de 2012, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O tema, aprovado na assembleia geral realizada em dezembro de 2010, em Natal, é “Memórias, rumos e perspectivas dos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero”.

Confira abaixo a primeira versão do programa do congresso. A partir de agora, a diretoria da ABEH fará os convites para os palestrantes e para os integrantes da comissão científica. Na medida em que os nomes forem confirmados, a programação será atualizada no site da ABEH (http://www.abeh.org.br/).

“Nosso objetivo é trazer pesquisadores da América Latina, Estados Unidos, da Europa e do Brasil para as grandes mesas, que foram pensadas em função do tema geral do Congresso”, explicou Leandro Colling, presidente da ABEH. Dez eixos temáticos também foram criados para a organização da submissão e seleção dos trabalhos a serem apresentados no evento.

PROGRAMA GERAL

1º de agosto de 2012

16h - Credenciamento
18h - Abertura oficial
19h às 21h – Mesa 1 – Apontamentos críticos sobre os estudos da diversidade sexual e de gênero
(A mesa deverá tratar sobre quais foram os principais autor@s e perspectivas teóricas que influenciaram os primeiros estudos sobre a diversidade sexual e de gênero, realizar uma avaliação crítica desses estudos e apontar quais são as perspectivas atuais e futuras das pesquisas sobre essas temáticas).

2 de agosto de 2012

8h30 às 12h – Mesa 2 – Dos pioneiros aos dias atuais: a trajetória e desafios dos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero no Brasil
(Essa mesa deve refletir sobre quais foram as áreas do saber pioneiras nos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero no Brasil e sobre quais as outras áreas que nos últimos anos passaram a estudar as temáticas. O objetivo é o de pensar se e como @s pesquisador@s têm  enfrentado o desafio de realizar trabalhos inter/multi/transdisciplinares)
14h às 16h - Apresentação de trabalhos
16h - Intervalo
16h30 às 18h30 - Apresentação de trabalhos
19h às 21h30 - Mesa 3 – Uma avaliação dos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero na América Latina hoje
(Essa mesa deve realizar uma avaliação mais específica sobre os estudos gays, lésbicos, bi, trans, intersex e queer no Brasil e em demais países da América Latina, apontando quais as maiores contribuições desses estudos e quais são as perspectivas futuras desses trabalhos).

3 de agosto de 2012

8h30 às 12h – Mesa 4 – Estudos e políticas para a diversidade sexual e de gênero: colaborações e tensões
(Essa mesa tem o objetivo de discutir as relações entre os estudos da diversidade sexual e de gênero, os movimentos sociais e as políticas identitárias e pós-identitárias).
14h às 16h - Apresentação de trabalhos
16h - Intervalo
16h30 às 18h30 - Apresentação de trabalhos
19h – confraternização de encerramento e lançamento de livros

Eixos temáticos

A direção da ABEH aprovou dez grupos temáticos ou grandes eixos para organizar o envio dos trabalhos e a posterior organização das comunicações. A relação foi criada a partir da análise dos programas de congressos passados da ABEH e dos trabalhos publicados na coletânea Retratos do Brasil Homossexual. A direção da ABEH vai indicar os/as coordenadores/as de cada eixo, que farão a ementa e convidarão mais três colegas para auxiliar na seleção. Todos esses nomes integrarão, portanto, a comissão científica do congresso. Os eixos são:
Comunicação
Artes
Literatura
Direitos
Educação
Políticas
Religiões
Subjetividades
Saúde
Histórias, Sociabilidades e Etnografias

Calendário:
Data para envio da composição da comissão científica e da ementa dos eixos: 30 de setembro de 2011
Data da submissão dos trabalhos: 1º de fevereiro a 31 de março de 2012.
Resultado da seleção dos trabalhos: 16 de abril de 2012
Envio dos artigos completos para publicação nos anais: 31 de maio de 2012.
Data do evento: 1º, 2 e 3 de agosto de 2012.

Fonte: ABEH

1 comentários:

Anônimo disse...

precisa se escrever para participar?

Postar um comentário