Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

II Conferência LGBT da Região Metropolitana foi realizada em Lauro

0 comentários


Durante a II Conferência LGBT Territorial da Região Metropolitana de Salvador, realizada em Lauro de Freitas neste sábado, a prefeita Moema Gramacho garantiu levar aos prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Costa dos Coqueiros, as reivindicações e políticas públicas definidas no encontro.
"Me comprometo a realizar reunião com os prefeitos para apresentar  as propostas da Conferência para que sirvam de auxilio na implementação das políticas para o público LGBT", afirmou a presidenta do Consórcio e prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Além de homenagear o estudante de psicologia, Isaac Matos, encontrado morto pelo companheiro no seu apartamento, Moema lembrou as duas conquistas do grupo Gay de Lauro de Freitas este ano - a aprovação pelo Legislativo de dois projetos (o Dia de Combate a Homofobia, e a inclusão e uso do nome social de travestis e transexuais no âmbito da administração municipal).

O secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Almiro Sena, avaliou que a Conferência é um momento de consolidar os direitos da comunidade LGBT. Ivete Sacramento, superintendente de Direitos Humanos pontuou que é necessário garantir o direito básico de todo cidadão nascido no Brasil, que é a cidadania. "Não devemos descriminar ou ter preconceito a qualquer indivíduo por causa da sua opção sexual", reforça Ivete.

Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia, apresentou dados alarmantes na área da segurança. Segundo Mott, em 2010, 29 gays foram assassinados na Bahia e neste ano, 15. "A cada 36 horas um gay é morto ou violentado no Brasil. A Bahia é estado pentacampeão em homicídios de gays, com uma média de dois por mês".

O diretor adjunto do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Eduardo Luiz Barbosa, disse que o público LGBT ainda representa uma grande parcela com o vírus do HIV. "Na Bahia, 5% desse público são contaminados e para combater lançamos o Plano de Enfrentamento da Endemia, que traz palestras, uso de camisinha, medicamentos, acessibilidade aos hospitais, dentre outras ações".

Para Wesley Francisco, do Fórum Baiano LGBT, o principal desafio da Conferência é formular políticas públicas para a comunidade gay. Franklin Silva, um dos organizadores da Conferência resumiu em uma palavra o objetivo do evento: respeito. Ney Campello, secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014, comentou que a Copa 2014 será uma oportunidade de apresentar ao mundo como a Bahia respeita e valoriza a diversidade do seu povo.

Fonte: Bahia Já

0 comentários:

Postar um comentário