Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um relato sobre a Conferência LGBT do Vale do Jiquiriçá

0 comentários
Pessoal,

nem a chuva nem o frio (!!!) impediu que 50 pessoas se reunissem no CFP - Centro de Formação de Professores da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Amargosa, para a I Conferência LGBT do Vale do Jiquiriçá.

A primeira coisa a se ressaltar foi a perfeita organização do evento. Absolutamente tudo foi pensado: recepção, credenciamento, ornamentação do espaço, debate qualificado, respeito aos horários e às/aos participantes, alimentação, correção nas conduções dos trabalhos...

Kiki, Loran, Agnaldo e todas/os que se envolveram estão de parabéns pelo evento.

A conferência teve início com a composição da mesa de abertura pela professora da UFRB e representante da COT - Comissão Organizadora Territorial, Kiki Givigi; da representante da COE - Comissão Organizadora Estadual  e da Associação das Travestis de Salvador (ATRAS), Millena Passos; e da vereadora Professora Andreia, do PT de amargosa, representando o prefeito municipal.

Logo após tivemos início da mesa de debates que contou, com além de Millena Passos da ATRAS, Taisa Ferreira do Comitê Estadual LGBT/COE, Wesley Francisco do Fórum Baiano LGBT/Beco das Cores e Analy, representando a DIRES (Riretoria Regional de Saúde) de Amargosa.

As falas foram extremamente proveitosas e o debate de alto nível dos/as participantes.

Após o almoço houve a divisão dos grupos em 4 grupos de trabalho. Como eram 7 temas e por decisão da COT, houve a junção de mais de um eixo por grupo, o que não prejudicou a qualidade dos debates. Todos os textos orientadores do checklist foram lidos antes do debate sobre as propostas.

Ressalte-se que é a primeira vez que o território registra o evento desse porte e, nas avaliações, ficaram nítidas as ausências de aplicação das políticas no referido território. Outra conclusão foi a necessidade de organização no território e fundação de um grupo.

Por fim, na plenária final houve a leitura e aprovação das propostas dos grupos, textos e outras deliberações. Também foram eleitas duas delegadas e dois delegados (3 da sociedade civil e 1 do poder público), representando 3 cidades da região (Amargosa, Milagres e São Miguel das Matas) e seus/suas respectivas/os suplentes.

Parabéns a todas/os que agitaram o Vale nesse final de semana.

Fico feliz que a 1ª conferência realizada no estado da Bahia nessa edição tenha mostrado que é possível começar com o pé direito.

Um abraço a todas/os.

Wesley Francisco
Beco das Cores
Fórum Baiano LGBT
PS - Passamos muito frio!!! rsrs

0 comentários:

Postar um comentário