Os Territórios de Identidade do Recôncavo e do Baixo Sul realizaram no último dia 01 de outubro de 2011, na cidade de Santo Antonio de Jesus, a II Conferência Estadual dos Direitos LGBT destes Territórios. Participaram da conferencia representantes das cidades de Governador Mangabeira, Cruz das Almas, Sapeaçu, Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Castro Alves, Santo Antonio de Jesus, Muniz Ferreira, Varzedo e Nazaré das Farinhas, do Recôncavo. Do Baixo Sul, vieram os municípios de Aratuipe, Jaguaripe, Presidente Tancredo Neves, Igrapiúna e Valença.
Do poder público, estiveram na Conferência a coordenadora de DIVEP, Cristina Maria de Paulo, assistente social da Secretaria Municipal de Ação Social de Santo Antonio de Jesus, Monica de Jesus Lima, e a representante do Recôncavo nos territórios de identidade, Carmen Maria Oliveira. Estudantes do Departamento de Ciencias Humanas do campus V da Uneb também prestigiaram o evento.
As discussões desta Conferencia transitaram entre os sete temas propostos pela Cnferencia Estadual LGBT e foram abordados de forma bastante participativa, foram elaboradas algumas moções de louvor e de repúdio que serão posteriormente divulgadas no relatório final.
Desta Conferencia, destacamos a importância de se reorganizar a militância destes dois territórios e a inclusão de tais agrupamentos nas atividades do Fórum Baiano LGBT bem como comprometer o Poder Público destas regiões para com as dificuldades encontradas pelos participantes.
Santo Antonio de Jesus - BA, 02 de outubro de 2011.
COT – Comissão Organizadora Territorial
COE – Comissão Organizadora Estadual
MOÇÕES
MOÇÃO DE REPÚDIO À 31º DIRES
A II Conferência Territorial LGBT do Recôncavo e do Baixo Sul repudia a não sensibilidade da 31º Dires que não tem atendido a nenhum dos pedidos feitos pela comunidade LGBT que por ela é coberta.
*Aprovada por unanimidade.
MOÇÃO DE REPÚDIO AO EXMº PREFEITO DA CIDADE DE CASTRO ALVES, SENHOR CLOVES ROCHA OLIVEIRA.
A II Conferência Territorial LGBT do Recôncavo e Baixo Sul repudia o Senhor Cloves Oliveira, Prefeito da cidade de Castro Alves, por não demonstrar sensibilidade ao movimento LGBT local na realização das Paradas do Orgulho LGBT da cidade, sendo que estamos num momento de construção de uma Bahia sem Homofobia
*Aprovada por unanimidade.
MOÇÃO DE REPÚDIO A SECRETARIA DE CULTURA E O CHEFE DA LIMPEZA PÚBLICA
DO MUNICÍPIO PRESIDENTE TANCREDO NEVES.
A II Conferência LGBT do Recôncavo Baiano e Baixo Sul repudia a Senhora Fátima dos Santos, representante da Secretaria de Cultura, pela campanha contra a I Parada da Diversidade de Presidente Tancredo Neves. A senhora secretaria ameaçou deixar o seu cargo no governo caso a prefeitura apoiasse a Parada, assim como ameaçou a presidente da APLB-Sindicato caso a mesma também apoiasse a Parada. Ao senhor Antônio “Toca”, chefe da limpeza pública do município, que desacatou a ordem do secretário de administração não colocando o palco no principal local do evento.
*Aprovada por unanimidade.
MOÇÃO DE LOUVOR AO EXMº PREFEITO DA CIDADE DE SANTO ANTONIO DE JESUS,
SENHOR EUVALDO DE ALMEIDA ROSA E SECRETARIOS ENVOLVIDOS
A II Conferência Territorial LGBT do Recôncavo e Baixo Sul louva o senhor Euvaldo de Almeida Rosa, prefeito da cidade de Santo Antonio de Jesus ( destacando os secretarios municipais: Hernani Mercês - Sec. de Cultura e Joan Paulo - Sec. de Saúde), pelo seu apoio e sensibilidade ao movimento LGBT local na realização das Paradas do Orgulho LGBT, sendo que estamos no momento de construção de uma Bahia sem Homofobia
*Aprovada por unanimidade.
MOÇÃO DE LOUVOR AO PROFº CLOVIS ESEQUIEL E TODA EQUIPE DA DIREC 04
A II Conferência Territorial LGBT do Recôncavo e Baixo Sul, louva ao Profº Clovis Esequiel e toda equipe da DIREC 04, pelo seu apoio e sensibilidade ao movimento LGBT e por ter atendido a todos os pedidos feitos pela comunidade LGBT que por ela é coberta, fortalecendo a construção de uma Bahia sem Homofobia
*Aprovada por unanimidade.
MOÇÃO DE LOUVOR A 4ª DIRES
A II Conferência Territorial LGBT do Recôncavo e Baixo Sul louva a 4ª Dires, (destacando a Srª Cristina Maria de Paulo, Srª Ana (Secretaria), pelo seu apoio e sensibilidade ao movimento LGBT e por ter atendido a todos os pedidos feitos pela comunidade LGBT que por ela é coberta e muitas vezes em cidades que por esta Diretoria é são cobertas, mas, nem por isso diz um NÃO.
*Aprovada por unanimidade.
Jhuvenal Lima
COT 2011
COT 2011
0 comentários:
Postar um comentário