Pages

Banner 468 x 60px

 

sábado, 3 de julho de 2010

Governo do estado do Rio de Janeiro inaugura maior Centro de Serviços de Apoio a LGBT do Brasil

1 comentários
por João Silva Junior, especial para o MundoMais
 

Mais de 300 pessoas compareceram ontem, 01, à inauguração do Centro de Serviços de Apoio a LGBT, aos Religiosos e às Pessoas Vivendo com HIV-Aids. O espaço tem 1.500 metros quadrados, no 7º andar do prédio da Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro (foto).


Financiado com recursos públicos, este centro pertence aos aproximadamente 1,5 milhão de LGBT que vivem no estado do Rio. Entre os serviços oferecidos, a população agora conta com o Disque Estadual de Cidadania LGBT (0800 02 345 67). Esse serviço funcionará 24 horas e contará com pessoas treinadas para receber denúncias de discriminação e violência contra homossexuais.


Com uma verba de R$ 8 milhões, entre recursos federais e estaduais, e uma equipe de 125 pessoas, composta em grande parte por militantes de diversas ONGs, o centro também será, entre outras coisas, a sede do Conselho Estadual LGBT, criado desde abril de 2009.


Além disso, será um centro de pesquisas e documentação. O Conselho tem como objetivo deliberar sobre políticas públicas para a promoção da cidadania de homens e mulheres LGBT. Além disso, o centro tem ainda três centros de referência que darão apoio psicológico e jurídico à população LGBT.


Ecumênico – Dezenas de jovens, adultos e militantes dos direitos humanos estavam presentes na inauguração, assim como muitos representantes de religiões de matrizes africanas. Até um shake árabe estava com sua esposa prestigiando a inauguração do centro. Os serviços serão coordenados pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos – dirigida pelo atual superintendente Cláudio Nascimento – vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.


Diversas lideranças políticas, com histórico de apoio à comunidade LGBT, estiveram na inauguração, como a deputada federal Cida Diogo (PT-RJ) representando a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT, o deputado estadual Carlos Minc (PT-RJ), o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), o atual secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos Ricardo Henriques, bem como o secretário estadual de Segurança Pública José Mariano Beltrame. Também compareceram o estilista Carlos Tufvesson, o carnavalesco Milton Cunha e a presidente da Associação de Travestis e Transexuais do Estado do Rio de Janeiro (Astra-Rio) Marjorie Marchi. Todos fazem parte do Conselho LGBT do estado.


Luto presente – Entre os presentes estava  Angélica Vidal (foto), mãe do jovem Alexandre Thomé Ivo Rojão, assassinado por três homofóbicos no dia 21 de junho. Segundo ela, compareceu à inauguração daquele espaço por se tratar de uma organização que luta pelo direito à defesa.


"É como eu venho sempre dizendo, independente da opção sexual (sic), foram essas pessoas que me ampararam no momento da minha dor e que estão me ajudando a ter acesso às informações do processo para acompanhar o caso do meu filho de perto”, comentou Angélica. O caso de Alexandre está sendo acompanhado de perto pelo chefe-geral da Policia Civil do estado e pelo secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame. 

Ver fotos no site Mundo Mais.

1 comentários:

Anônimo disse...

05/07/10.
Obrigado por você (s) ajudar (em) a divulgar esta informação. E, dando minha contribuição singela, o 0800 não está funcionando 24 horas, no momento. Portanto, informe-se sobre seu horário ou há, também, a opção de deixar um recado.

Postar um comentário