Pages

Banner 468 x 60px

 

terça-feira, 31 de maio de 2011

Antes da suspensão

0 comentários
Gestores da UNEB e convidados discutiram o programa Brasil sem Homofobia, do MEC

Leia também: Chapada Diamantina recebe sua 1ª Parada


Milhares de pessoas participaram de uma caminhada pelas ruas de Seabra em clima de festa, pela decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) que igualou a união estável homoafetiva às relações heterossexuais. A celebração, que contou com apoio de um trio elétrico, percorreu as vias centrais do município.

A ação foi o ponto alto da programação da I Parada pela Diversidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Simpatizantes & Mulheres (LGBTS & M), promovida pelo Instituto Adé Diversidade, em parceria com o Campus XXIII da UNEB, sediado em Seabra.

“Alguns viram a caminhada como um acontecimento exótico, por isso eventos como esses ajudam no combate à homofobia e à intolerância, pois o público passa a ter a possibilidade de construir um conceito ao invés de criar ou manter um preconceito”, analisou Gildeci Leite, diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnoloias (DCHT) do campus.

Além de Gildeci, participaram da caminhada o presidente do instituto, Ícaro Ceita, a diretora de Cultura da Prefeitura Municipal de Seabra, Joseane Araújo, a secretária municipal da Saúde, Mônica de Castro Luz, e a vereadora Lília Carneiro da Silva.

A primeira edição da parada, realizada nos dias 6 e 7, também contou com programação acadêmica no auditório do DCHT, que reuniu cerca de 150 participantes.

Gildeci Leite, Ícaro Ceita, a secretária da Saúde de Ibitiara, Alessandra Lima, e a assistente social do Instituto de Desenvolvimento e Estudos Ambientais e Sociais (Ideas), Sara Viana, debateram questões de interesse do movimento LGBTS & M, a exemplo do programa Brasil sem Homofobia, do Ministério da Educação (MEC).

“O departamento tem tradição em apoiar minorias, travar discussões a respeito das diferenças de gênero, etnia e classe”, frisou Gildeci, citando que essas ações contribuíram para que o DCHT atuasse junto ao Instituto Adé Diversidade na organização do evento.

Ícaro Ceita pontuou que “o apoio da UNEB foi fundamental, pois mostrou que a academia está disposta a dialogar com a sociedade civil e com os movimentos sociais organizados”.

Fonte: UNEB

0 comentários:

Postar um comentário