Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

[ARTIGO] O indesejável como desejo - Rogério Melo* e Fábio Morelli**

0 comentários

As supostas realidades sociais vêm se mostrando mais frágeis aos olhos daqueles que trilham as suas vidas pautadas no que vem sendo debatido e chamado de uma “heterossexualidade compulsória” que não só reproduz, mas também produzem nos corpos, maneiras consideradas normais e ideais de se relacionar afetiva e sexualmente.


Fato este que acontece mediante o ganho da visibilidade de comportamentos que fogem das inúmeras formas de padronização do corpo e do desejo desenhados pela percebida existência de travestis, transexuais, transgêneros, gays e lésbicas, ao qual se busca hostil e sutilmente enquadrar e categorizar dentro de uma suposta normalidade.      




Além das lutas de aproximadamente, 40 anos de expressão dos movimentos LGBT, estes fatores acabam interferindo diretamente na visão de mundo, de uma sociedade contemporânea que por um lado ainda apresenta seu lado conservador muito forte, mas que ao mesmo tempo não pode negar as repercussões das vozes que até então eram silenciadas pelo medo e pela opressão, vozes estas que buscaram o aumento incessante dos “decibéis” de suas necessidades.

Isso é notório, pois já no começo desse novo ano podemos perceber o foco da mídia e dos debates políticos do recente plano de governo nacional voltados para assuntos polêmicos como o casamento gay, mudança do nome social para os transexuais, luta contra homofobia, a utilização da técnica de reprodução assistida por homoafetivos, além de vários destaques do público LGBT em novelas, filmes e reality shows.

De fato esse bombardeio de informações até então restrita a população LGBT e seus afins, acabam configurando na atualidade, questões e reflexões a respeito do ser humano como um todo, da maneira de sermos e existirmos no mundo, porque querendo ou não, estamos vivendo uma época onde a demarcação do desejo de mulheres e homens têm se confrontado diretamente, seja nas relações sociais ou nas relações consigo mesmo.

Não podemos prever ou determinar o que será daqui a alguns anos, mas acredito que podemos pensar no momento presente, onde a humanidade sempre dinâmica e nunca estática nos mostra que ser humano no século XXI é estar aberto à diversidade, seja ela em qualquer campo, principalmente no que diz respeito ao desejo.

Por outro lado, apesar das conquistas, ainda assistimos a atitudes violentas a supostos homossexuais, como os que vimos recentemente numa das principais avenidas do Brasil, a Av. Paulista (SP), além de contar com números significativos de homicídios derivados de possíveis casos de homofobia. Tristes fatos que fazem com que percebamos que ainda tem muito a ser feito.

Somos seres passíveis a múltiplos desejos desde o nosso nascimento (pensamento este demarcado pela análise de Sigmund Freud na virada do séc. XIX para o séc. XX), por isso demarcar esse campo é muito arriscado, porque mesmo com o avanço da tecnologia, ainda não somos máquinas e por isso não podemos ser tratados como tal; onde se é pré-destinado ou determinado a certas coisas, como robôs.

 A demarcação do campo do desejo em heterossexuais e homoafetivos limitam as possibilidades de existência de uma humanidade que tem provado sua complexidade desde os primórdios; além de impossibilitar e negar a singularidade e a liberdade de cada um.

Por isso, a visibilidade e as discussões a respeito dessas temáticas, têm, num primeiro momento, nos revelado a imparcialidade de um conservadorismo ainda muito presente que não busca mais “normalizar” através de prisões ou de internações em hospícios como se fazia há alguns anos atrás, mas sutilmente determinar padrões de comportamentos heteronormativos para aqueles ditos como anormais e desviantes através de papeis de gênero bem demarcados e delimitados.

E, em um segundo momento, o movimento LGBT tem se apropriado de tal estratégia de uma maneira que, mesmo dentre tantas dificuldades, ainda tem alcançado um espaço que oscila entre conquistas efetivas, novos desafios e visibilidade para brigar pelos seus direitos, não apenas civis, mas de existência e felicidade.
           
Portanto, provavelmente 2011 será mais um ano em que o campo do desejo será focalizado pelos holofotes da mídia, da sociedade e de sujeitos que buscam conhecer sua própria verdade e assumi-la com coragem, tendo um único objetivo: buscar melhorias na dor e a alegria de se viver.
           
*Rogério Melo, Graduando em Psicologia na Universidade Paranaense – UNIPAR, membro do Grupo de Pesquisa de Estudos em Políticas Públicas em Saúde-( GEPPS) e do Grupo de Pesquisa Bioética, Direito e Cidadania e, membro da ONG Expressões, Direitos Humanos, Cultura e Cidadania.

**Fábio Morelli, Graduando em Ciências Sociais na UNESP/Marília e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Sobre Sexualidade (GPESS).
LEIA MAIS...

Grupo Contra o Preconceito completa 1 ano

3 comentários
Rádio homenageia o grupo de Simões Filho

A Rádio Power Strike  apoia grupos LGBT que realmente estejam engajados com a causa no Brasil. Antes de divulgar algo procuramos saber e constatar. O Grupo Contra o Preconceito de Simões Filho - Bahia é um grupo novo, que está completando 1 ano (02/02/2011). Em uma das conversas com o fundador Rafael Myranda sobre o por que criar o grupo ele disse: "Já há alguns anos tinha a vontade de fundar um grupo que lutasse pela causa LGBT e direitos Humanos... mas não tinha pessoas que me ajudassem, ai ano passado alguns amigos passaram  por situações de homofobia e exclusão, eles sabiam de meus ideais de fundar o grupo, me procuraram e fundamos o grupo no dia que por coincidência é dia de Iemajá (orixá da cabeça/chefe) e de Nossa senhora da Luz. Por enquanto nos reunimos num quiosque devido não ter sede e espaço pra nos reunir." Disse Rafael Myranda a Fernando do Vale.
LEIA MAIS...

Novo Congresso vai encarar velhas polêmicas

0 comentários
Depois de protagonizar a campanha presidencial, a polêmica sobre o aborto e temas ligados à comunidade gay promete acirrar ânimos no novo Congresso, que toma posse na terça-feira.

Arquivado no início de janeiro pelo Senado, o projeto que criminaliza a homofobia vai ser a primeira pauta a causar polêmica no Legislativo. A proposta prevê punição para uma série de discriminações e preconceitos, entre eles pela orientação sexual.

Senadores ligados à causa gay se articulam para recolher as 27 assinaturas necessárias para desarquivá-lo. O texto acabou indo para o arquivo depois de tramitar por duas legislaturas sem ir à votação no plenário - como determina o regimento da Casa.

A senadora eleita Marta Suplicy (PT-SP) lidera o movimento para a retomada da matéria. "Assim que estiver empossada, iniciarei as conversas para obter as assinaturas. A relatoria, desde já, tenho me manifestado em assumir", disse ela.

A principal barreira para a aprovação do texto está na bancada evangélica, que vê a possibilidade de censura às pregações dos pastores.

O presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis, disse que adotará estratégia mais enérgica em favor do projeto. "Fizemos todas a concessões possíveis."

Reis antevê outra batalha, para o segundo semestre: o projeto que regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Até então, o foco vinha sendo a aprovação da união homoafetiva, mas a comunidade gay quer ampliar o debate.

Outra polêmica engatilhada é a legalização do aborto. Uma nova minuta de projeto de lei está em discussão pelas feministas e pode chegar ao Congresso este semestre.

Telia Negrão, secretária-executiva da Rede Feminista de Saúde, esteve com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) este mês para discutir o assunto, entre outros itens da pauta. O movimento de mulheres quer o engajamento do governo na aprovação da proposta.

O outro lado da disputa não está paralisado e se articula para frear as iniciativas. O dia da posse dos novos congressistas, na terça-feira, será festejado com o "Show Vida", evento católico que ocorrerá em Brasília e é articulado por parlamentares ligados à igreja - caso do recém-eleito deputado Eros Biondini (PTB-MG).

"Já fiz outros shows desse. No dia da posse, [o objeto] é fincar uma das nossas bandeiras", afirma o eleito. Biondini promete reapresentar, se necessário, o chamado Estatuto do Nascituro, projeto que garante o direito à vida mesmo antes do nascimento.

Como medida imediata, o grupo "pró-vida" no Congresso vai tentar a revogação da resolução do Conselho Federal de Medicina que confirmou o uso da reprodução assistida por casais gays. 

Fonte: Folha.com
LEIA MAIS...

MS: Plano de Promoção dos Direitos Humanos LGBT é publicado

0 comentários
A edição de hoje do Diário Oficial do Estado traz a deliberação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de Mato Grosso do Sul (CEDHU/MS) que aprova o Plano Estadual de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transexuais).

Conforme a publicação, o documento foi formulado durante assembleia no dia 9 de novembro do ano passado e deverá norterar políticas públicas para a população LGBT no âmbito do governo do Estado.

Entre os objetivos específicos destacados na publicação desta sexta-feira, promover à população LGBT, os direitos fundamentais de inviabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade, conforme garante a Constituição Federal.

O Plano baseia-se nos princípios de dignidade, igualdade de todos os cidadãos perante a lei, garantia da inviolabilidade do direito à vida, liberdade, segurança e propriedade. A Constituição Federal assegura ainda o direito à educaçao, saúde, trabalho, moradia, lazer, previdência e assistência.
 
Fonte: Correio do Estado
LEIA MAIS...

Tiroteio no Beco dos Artistas deixa três feridos

0 comentários
Um tiroteio na madrugada deste domingo, 30, no Beco dos Artistas, bairro do Garcia, deixou três pessoas feridas. As vítimas, Reinaldo Conceição dos Santos, 23 anos, Vanessa Santos Brito, 31 anos e Raíssa Caminha Bonfim, 16 anos, foram encaminhadas ao Hospital Geral do Estado.

O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia (Barris). 

Fonte: A Tarde
LEIA MAIS...

sábado, 29 de janeiro de 2011

Ministro da Saúde participou em SP de cerimônia de premiação de travestis e transgêneros

0 comentários
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do evento em São Paulo

Em sua terceira edição, o “Vidas em Crônica”, promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que aconteceu na noite de ontem, em São Paulo, na Casa das Rosas, narra em forma de texto literário histórias de travestis e transgêneros que vivem ou convivem com HIV e aids. Na primeira edição do concurso, as narrativas abordaram diferentes segmentos da sociedade que vivem com HIV; e na segunda, apenas jovens com essa mesma realidade.

Entre os critérios de seleção, foram avaliados a adequação ao tema, o respeito aos direitos humanos e a criatividade. As travestis e transgêneros que tiveram seus textos selecionados ganharão um netbook.

As histórias finalistas estão disponíveis no site www.aids.gov.br/vidas. Elas serão adaptadas para uma publicação. O objetivo é dar visibilidade às dificuldades e superação dessas pessoas. Também visa conscientizar a sociedade brasileira pelo fim da transfobia, pela inclusão social e pela redução das situações de vulnerabilidade.

A escolha das travestis como público-alvo do concurso traz uma nova perspectiva sobre o viver com aids nos dias de hoje, acredita o diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa (foto ao lado). “Contribuirá para nós, gestores, pensarmos nas políticas públicas focadas na maneira como elas estão vivendo”, comentou.

Fonte: Carta Capital
LEIA MAIS...

Homenagem da Vereadora Vânia Galvão à Claudia Wonder, no Dia da Visibilidade Trans

0 comentários
LEIA MAIS...

Hillary pede que Uganda investigue morte de ativista gay

0 comentários
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton (foto), chamou nesta quinta-feira as autoridades ugandesas a conduzir uma "investigação minuciosa e rápida" sobre o assassinato do ativista homossexual ugandês David Kato.

Kato, cujo nome foi publicado por uma revista com uma incitação para matá-lo, foi assassinado na quarta-feira em sua casa, em meio a uma campanha homofóbica neste país do leste da África, onde a homossexualidade é severamente reprimida. A esse respeito, Hillary disse estar "profundamente entristecida" e elogiou a "incansável dedicação" da vítima.

"Pedimos urgentemente às autoridades ugandesas que conduzam uma investigação minunciosa e rápida e levem diante da Justiça os responsáveis por esse ato abominável", escreveu em comunicado.

Fonte: Notícias Terra
LEIA MAIS...

Travestis ocupam Praça da Sé em dia de visibilidade da categoria

0 comentários


Do site do GGB

Na tarde desta 6ª  feira, 28/1, na Praça da Sé no centro de Salvador  foi ocupada por enorme bandeira do arco íris, com muitas bandeiras e banners com a mensagem: 29 DE JANEIRO: DIA DAVISIBILIDADE DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Dia em que travestis e transexuais vão as ruas expressar a visibilidade e pedir mais atenção dos poderes públicos constituídos.

O ato foi organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e Associação de Travestis de Salvador (ATRAS), a manifestação contou a presença de mais de uma dezena de militantes e representantes das Secretarias de Saúde do Estado e Município, do Diadorim da UNEB, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e jovens do Grupo Se Ligue.

Muitos turistas e populares fizeram questão de tirar fotos ao lado das trans presentes  e pegar folhetos alusivos à data. No final da manifestação, por mera coincidência, em outra extremidade da mesma Praça da Sé, teve início a uma atividade do grupo TFP, Tradição, Família e Propriedade, que vociferavam contra o casamento gay e aborto, não houve choque entre os dois segmentos.

As travestis reivindicam entre outras coisas o respeito ao nome sócia, ser chamada pelo codinome e não pelo nome batismal que geralmente é motivo de indignação e constrangimento para elas. Também foi sentida a ausência das autoridades municipais ligadas à causa.

O Dia de Visibilidade Travesti surgiu de uma campanha criada pelo Ministério da Saúde, em 2004, em parceria com o movimento brasileiro de travestis. Foi um passo no reconhecimento dos direitos dessas cidadãs.
LEIA MAIS...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Convite do Grupo Humanus: Visibilidade Trans

0 comentários
CONVITE


Prezado senhor (a):

O Grupo Humanus é uma ONG que atua na defesa dos direitos humanos e cidadania das pessoas LGBT ( Lesbicas,Gays, Transgêneros e Bissexuais), de Itabuna e Sul da Bahia. Criado em 2001. com o propósito de implementar políticas e ações que garantam os direitos desta população. e também de promover ações de capacitação e prevenção em Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e AIDS. Convida para uma:

TARDE DE CINEMA

No dia 29/01/2011, Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais, o Grupo Humanus, irá exibi apartir das 14:00,os seguintes filmes:

-BOMBADEIRAS - O UNIVESO DO SILICONE CLANDESTINO.

-MEU AMIGO CLAUDIA, A VIDA DE CLAUDIA WONDER.

-TRANSAMERICA – A CIRURGIA DE REDESIGNAÇÃO DO SEXO.

-AMANDA E MONIK – SER TRAVESTI NO NORDESTE BRASILEIRO.


Local: RUA RUFFO GALVÃO 19, SEGUNDO ANDAR, SALA 207 – CENTRO - ITABUNA/BAHIA..


Após as exibições haverá um bate papo com as pessoas presentes, para a desconstrução e construção de uma nova visão política e social das pessoas transexuais.

Você é nosso convidad@ especial., venha participe.

Jose Dantas de Araujo/ Presidente.


Confirme sua presença. (73) 88483237 / 88034714.

Capacidade: 30 pessoas.
LEIA MAIS...

22 estados brasileiros comemoram o Dia Nacional da Visibilidade Trans

0 comentários
No dia 29 de janeiro de 2004, 27 ativistas trans entraram no Congresso Nacional para o lançamento da campanha nacional "Travesti e Respeito". Além do ato ousado, foi neste mesmo dia que o coletivo de ativistas fundou a Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Rio de Janeiro (ASTRA), que hoje se configura como uma das principais entidades de luta dos direitos trans. Por conta disso, é que se comemora em 29 de janeiro o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Desde a sua fundação, grupos LGBT realizam atividades para discutir a questão das travestis e transexuais, como, por exemplo, a vulnerabilidade daquelas que se prostituem, a inclusão no mercado de trabalho, a representatividade política, a formação educacional, a discriminação social e também nos ambientes escolares, motivo principal da forte evasão escolar que muitas transexuais acabam submetidas.

Em 2011, 22 estados brasileiros vão comemorar a data. As ações já começam hoje - são 44 atividades governamentais e não governamentais. Nada mais significativo que a data seja comemorada, pois, como se sabe, é notório que a comunidade de travestis e transexuais luta diariamente contra a postura discriminatória da sociedade.

De acordo com o último levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) a respeito do cotidiano das travestis e transexuais, 90% delas vivem como profissionais do sexo. Ou seja, ainda há muito trabalho para ser feito.

Confira a seguir as atividades que irão acontecer em todo o Brasil:

ALAGOASCidade: Maceió
Instituição: Pró-Vida
Coordenação de Travestis e Transexuais
Parceria: METAMORFOSE LGBT / GGAL / Centro de Jovens de Maceió
Apoio: Coordenação Municipal de DST/AIDS de Maceió
         Coordenação Estadual de DST/AIDS de Alagoas
Ações: Lançamento da Campanha Nacional (Olhe, olhe de novo e veja alem do preconceito) com apresentação cultural e discussão sobre a Portaria do Uso do Nome Social de Travestis e Transexuais em Salas de Aula e homenagem a Coordenadora Estadual de DST/AIDS em Alagoas a Sra. Fátima Rodrigues
Data: 28 de Janeiro de 2011
Hora: 9h
Local: Auditório Da Superintendência de Direitos Humanos de Alagoas

BAHIACidade: Bahia - Salvador
Instituição: O Grupo Gay da Bahia, a Associação de Travestis e Transexuais de Salvador (ATRAS), Grupo Quimbanda Dudu e Centro Baiano Anti-Aids.
Ações: Manifestação em celebração do Dia Nacional de Visibilidade de Travestis e Transexuais.
Local:  Praça da Sé, ao lado da fonte luminosa, 6ª feira, 28, às 15h.

Cidade: ItaibunaInstituição: Grupo Humanus de Itabuna e Sul da Bahia.
TARDE DE CINEMA
Ações: Exibição de filmes a partir das 14h.
Local: RUA RUFFO GALVÃO 19, SEGUNDO ANDAR, SALA 207 – CENTRO - ITABUNA/BAHIA.
Roda de Conversa: Após as exibições, haverá um bate-papo com as pessoas presentes para a desconstrução e construção de uma nova visão política e social das pessoas transexuais.

DISTRITO FEDERALCidade: Brasília
Instituição: Grupo Elos LGBT-DF & ANAV-Trans
3º Seminário da Visibilidade de Travestis e Transexuais do Distrito Federal e Entorno "Vida, Direitos, Respeito"
Data: 28/01/2011
Hora: 19h
Local: Auditório da CUT-DF

ESPÍRITO SANTOCidade: Vitória
Ato público de repúdio denominado “Travestis: Pelo Direito de Existir! Cidadania Já!”
Data: Sexta, dia 28 de janeiro de 2011.
Horário: concentração às 13h30
Local: Em frente à Secretaria Estadual de Segurança Pública do ES 

GOIÁSCidade: Goiânia
Instituição: Aliança de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado de Goiás (ALGBT-GO)
Ação: 1ª Pesquisa Sociocultural e Educativa com Travestis em Goiás 2011
Locais: Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Jataí, Catalão, Aparecida de Goiânia, Trindade, dentre outras cidades polo-regionais do Estado onde existem organizações afiliadas à ALGBT-GO.

Cidade: Jataí
Instituição: Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio)
Ação: 1º Seminário sobre Orientação Sexual e Identidade de Gênero do Sudoeste Goiano – Construindo e Reafirmando a “Identidade Trans”
Local: Câmara Municipal de Jataí/GO
Horário: 13h às 19h30
Data: 19 de fevereiro de 2011

MARANHÃO
Cidade: São Luís
Realização: Grupo Solidário Lilás
Parceria: Grupo Lema.
Lançamento do material áudio visual da campanha “Olhe, Olhe novamente e veja além do preconceito”.
Apresentação da agenda de políticas publicas construída para Travestis e Transexuais do estado.
Roda de diálogo em direitos humanos.
Corpo-corpo com as profissionais do sexo de “pistão” com distribuição de lanche, preservativo/gel, informações e ações preventivas.

Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais
TEMA: Sou Travesti e tenho Direito de ser quem eu sou.
Data: 28 de janeiro de 2001, 14h às 17h

PROGRAMAÇÃO
14h– Mesa de Honra
Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania – Luiza Oliveira
Secretaria da Mulher – Catarina Bacelar
Secretaria de Educação – Olga Simão
Coordenação Estadual DST/Aids – Osvaldina Mota
Coordenação Municipal DST/Aids – Gabriela Veiga
Conselho Estadual de Direitos Humanos – Douglas
Movimento Trans do Estado do Maranhão - Babalu Rosa
Fórum de Ong LGBT do Estado do Maranhão – Herberth Nonato 

15h20 – Mesa de Diálogo
Tema: Agenda Estadual para Travestis e Transexuais
Expositora: Dra. Catarina Bacelar
Secretária de Estado da Mulher
Tema: Nome Social
Expositor: Dr. Rafael Maranhão – OAB/MA
Mediadora: Babalú Rosa
15h50 – Debate
17h – Encerramento

MATO GROSSOCidade: Dourados
Ações: Blitz na praça central e uma confraternização no dia 28 de janeiro no Centro de Referência em Direitos Humanos com exibição de um filme que retrata sobre o uso indevido do silicone das travestis e transexuais.

MATO GROSSO DO SULTRANSCIDADANIA: Serviços de documentação básica (RG, CPF e Carteira de Trabalho) e orientação jurídica aos LGBT, feita por Defensores Públicos.
Data: 29/01/2011.
Horário: 13h às 18h.
Local: Casa de Assistência Social e da Cidadania.
Rua: Marechal Rondon, 713 – Centro.

MINAS GERAISCidade: Belo Horizonte
Instituição: Núcleo de Direitos Humanos LGBT/UFMG, junto a Anyky do CELLOS/TRANS
Ações: Visitas de campo sobre a importância da data da visibilidade na região da Pampulha, Pedro II, av, Afonso Pena e Santos Dumont no Centro de BH.

Cidade: Contagem
SOLIDARIEDADE CONTRA O PRECONCEITO!
Instituição: MOOCAH
Ações: Ato público na Praça do Iria Diniz no dia 29 de Janeiro das 09h às 19h.

Cidade - Ipatinga
Instituição: MGS - Movimento Gay e Simpatizante do Vale do Aço
29 Janeiro a partir das 17 horas.
Casa das Trans na Avenida Macapá 655 - Veneza.
Ações: Bate-papo sobre DST/Aids e hepatites virais, direitos humanos.
Apresentação de vídeo, distribuição de preservativos, gel lubrificante, material da campanha

PARÁCidade: Belém
Instituição: CRP10, através do seu GT Gênero e Diversidade Sexual
Ações: Palestra seguida de debate, "Transgeneridade: Contribuições da Psicologia", com a Psicóloga do Rio de Janeiro Daniela Murta Amaral, Mestre em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da UERJ, doutoranda e pesquisadora da transexualidade.

Data: 29/01/2011
Hora: 9h
Local: Conselho Regional de Psicologia (10ªRegião). Av. Generalíssimo Deodoro, 511, Belém

Instituição: Instituto ELOS
Ato no próximo dia 28 de janeiro, sexta-feira, em frente a Secretaria de Estado de Segurança Pública, e no dia 30 de janeiro, domingo, na praça da República, para denunciar que a falta de uma lei específica que criminalize a homofobia no Brasil aliado a negligência governamental na defesa dos Direitos.
Local: SEGUP – Rua Arciprestes Manoel Teodoro nº 305, Batista Campos
Horário de concentração: 8h30
Início do ato: 9h
Término: 12h

Dia 30 de janeiro
Local: Praça da República – Anfiteatro
Horário de concentração: 8h30
Início do ato: 09h
Término: 14h

PARANÁCidade: Curitiba
Instituição: Transgrupo Marcela Prado
Ações: visibilidade, prevenção e manifesto contra violência as PESSOAS TRANS, com uma tenda expositora no centro da cidade com cartazes, momentos de manifestação com textos, palavras de ordem em pedido de segurança para todas(os) e dramatização cenográfica...

Cidade: Foz do Iguaçu
Instituição: Núcleo de Referência LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais)
Apoio: (Secretária de estado daSaúde do Paraná).
Ações: II Semana da Visibilidade Trans 24 a 28 Janeiro 2011.
Local: Núcleo de Referência LGBT
Avenida Paraná, 1525 – Jardim Pólo Centro – Sala 72.

PIAUÍCidade: Teresina
Instituição: ATRAPI
Ações: DIA NACIONAL DO ORGULHO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAL
TEMA: SOU TRAVESTIS  SOU CIDADA
DATA: 27 DE JANEIRO DE 2011
LOCAL- PRAÇA DA  LIBERDADE
HORÁRIO: 8h às 16h

RIO GRANDE DO NORTECidade: Rio Grande do Norte
Instituição: ATREVIDA/RN - Associação das Travestis reencontrando a Vida do RN,
Ações: Solenidade em Prol do dia 29 de Janeiro, dia Municipal da Visibilidade Trans, que acorrerá na Câmara dos Vereadores do Natal, e dia 29 na Praia do Meio com apresentações a partir das 14h.

RIO GRANDE DO SULCidade: Porto Alegre
Instituição: Igualdade RS - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul
Apoio: Secretaria Municipal da Saúde - SMS e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana - SMDH, de Porto Alegre
Ações: Intervenção junto ao público, com montagem de tenda no Parque da Redenção, exposição dos banners e distribuição de materiais da campanha "Sou Travesti, tenho direito de ser quem eu sou" e do folder "Tenho Direito" (em anexo), bem como de esclarecimentos à população sobre o combate à Transfobia, homofobia e prevenção de DST/AIDS.

RIO DE JANEIROCidade: Cabo Frio
Instituição: Grupo Iguais de Conscientização contra o preconceito e Inclusão Social.
Ações: Cine Pipoca com Diversidade
Tema: Travesti, Entenda!
Filmes & Bate-papo
Mesa Redonda:Representante da Sec. de Assistência Social de Cabo Frio
Local: Casa dos 500 anos de Cultura de Cabo Frio
Dia 27/01 às 20h

Cidade: Cabo Frio-Praia do Forte
Instituição: Grupo Cabo Free
Ações: Projeto Cinema + Bate Papo – Dia da Visibilidade Trans
Local: 5ª Feira - Dia 27/01 – 19h30 – Gayosque Bambú – Praia do Forte – Cabo Frio
Entrada grátis

RONDÔNIACidade: Porto Velho _ Rondônia
Instituição: Grupo Beija-flor de Vilhena
Parceria: Tucuxi-Nplos
Apoio: Coordenação Municipal de DST/AIDS, Semusa
Coordenação Estadual de DST/AIDS, Agevisa,Boate La Hondda.
Ações: Lançamento da Campanha Nacional (Olhe, olhe de novo e veja alem do preconceito) com apresentação cultural e coquetel para a imprensa, OAB, Sejus, Seduc, coordenações de DST/Aids estadual e municipal e travestis e transexuais e dando continuidade a campanha será feita colocação de banners em 16 unidades de saúde, informando sobre a portaria 1820/09 e 3º princípio da carta do SUS.

RORAIMACidade: Roraima – Boa Vista
Instituição: Grupo diversidade
Ações: 1º colóquio de atendimento, defesa e responsabilização nos Crimes de Violação Homofóbicas.

Dia do Orgulho em ser Travesti e Transexual
Realização: ATERR
Tema: “Travesti e Transexual Tem Profissão como Você”
Atividades: Travestis e Transexuais irão para o semáforo em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima ou da Igreja Catedral no centro da cidade Boa Vista, às 16h30, para entregar panfletos.

SANTA CATARINACidade: Florianópolis/Santa Catarina
Instituição: ADEH Nostro Mundo 
Parceria: Secretaria Municipal de Saúde
Apoio: Projeto Transpondo Barreiras
Ações: Campanha de lançamento com o tema “Olhe, Olhe novamente e veja além do preconceito”.
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde na Avenida Henrique Fontes, 6100 – Trindade - Florianópolis/Santa Catarina.

SÃO PAULOCidade: São Paulo
Solenidade alusiva ao “Dia de Visibilidade das Travestis” às 19h30, na Casa das Rosas, Avenida Paulista, nº 37.

Cidade: Piracicaba
Instituição: E - jovem
Ações: Lançamento em site do vídeo "Porque o LGBT merece respeito", que enfoca o respeito às travestis, e a campanha “Sou Travesti, tenho Direito de Ser Quem Sou + Respeito + Cidadania” , que produziu materiais (cartazes e folders) que serão distribuídos em todo o país.
Local: Boate Nove.

Cidade: Campinas
Ações: Distribuição de material na Praça Rui Barbosa e na Rua 13 de Maio, além de apresentação do espetáculo de dança STONEWALL, que conta com bailarinas travestis e conta a história de um romance trans - a partir das 14h.

Cidade: Santo André
Ações: Atividade da Visibilidade Trans em Santo André, roda de conversa a ser realizada pela Prefeitura de Santo André em parceria com o CRP - Subsede do ABC, sobre travestilidade e transexualidade.

Instituição: Grupo Identidade
Horário: 19h30
Local: MIS Museu da Imagem e do Som Campinas
R. Regente Feijó, 859 - Centro
Ações: Ensaio aberto (work in progress) do espetáculo de dança “Efêmer@” seguido de bate-papo. Entrada franca.

SERGIPECidade: Aracaju
Instituição: ASTRA
Ações: Lançamento de campanha no auditório do teatro Lourival Batista onde haverá entrega de homenagens e o 9º Chá Cultural da ADHONS

TOCANTINSCidade: Palmas
Lançamento da campanha do Ministério da Saúde "Olhe, olhe de novo e veja além do preconceito", no auditório do anexo I da Secretaria Municipal de Saúde, às 15 horas.
LEIA MAIS...

Governo do Nepal inclui direitos LGBT em sua agenda política

0 comentários
O governo do Nepal acaba de divulgar seu plano de trabalho para o período de 2011-2014. No plano divulgado, há o apoio oficial à agenda LGBT do primeiro-ministro nepalês, Pushpa Kamal Dahal, e do Conselho Ministerial do governo.

Tal demanda era uma exigência da Corte Suprema do Nepal, que, em 2007, pediu para o governo trabalhar no sentido de acabar com a discriminação aos LGBT e escrever uma legislação que incluísse o matrimônio igualitário.

A partir do programa de Direitos Humanos, o governo do Nepal espera incrementar sistematicamente a aceitação das pessoas LGBT. Como parte do plano, inúmeros seminários serão realizados por todo o país. O governo também estuda coletar informações a respeito do cotidiano da comunidade gay nepalesa.

O programa de educação oficial do governo também pretende atuar de maneira a ajudar a se construir uma base sólida para as políticas LGBT e também servir de apoio à ação parlamentar, para assim atingir os objetivos traçados pela Corte Suprema do Nepal.

Fonte: A Capa
LEIA MAIS...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Médicos e escolas serão obrigados a relatar violência sexual e doméstica

0 comentários
A partir desta quarta-feira, 26, os profissionais de saúde e de estabelecimentos públicos de ensino estão obrigados a notificar as secretarias municipais ou estaduais de Saúde sobre qualquer caso de violência doméstica ou sexual que atenderem ou identificarem. A obrigatoriedade consta da Portaria nº 104 do Ministério da Saúde, publicada hoje no Diário Oficial da União - texto legal com o qual o ministério amplia a relação de doenças e agravos de notificação obrigatória.

Atualizada pela última vez em setembro de 2010, a Lista de Notificação Compulsória (LNC) é composta por doenças, agravos e eventos selecionados de acordo com critérios de magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle e compromissos internacionais com programas de erradicação, entre outros fatores.

Com a inclusão dos casos de violência doméstica, sexual e outras formas de violência, a relação passa a contar com 45 itens. Embora não trate especificamente da violência contra as mulheres, o texto automaticamente remete a casos de estupro e agressão física, dos quais elas são as maiores vítimas. A Lei 10.778, de 2003, no entanto, já estabelecia a obrigatoriedade de notificação de casos de violência contra mulheres atendidas em serviços de saúde públicos ou privados.

Responsável pelas delegacias da Mulher de todo o estado de São Paulo, a delegada Márcia Salgado acredita que a notificação obrigatória dos casos de violência, principalmente sexual, vai possibilitar o acesso das autoridades responsáveis por ações de combate à violência contra a mulher a números mais realistas do problema. De acordo com ela, os casos de agressão contra a mulher não tinham que ser obrigatoriamente notificados à autoridade policial.

'A lei determina que cabe à vítima ou ao seu representante legal tomar a iniciativa de comunicar a polícia. No momento em que isso passa a ser de notificação compulsória e a equipe médica tem que informar a autoridade de Saúde, fica mais fácil termos um número mais próximo da realidade', disse a delegada à Agência Brasil, destacando a importância de que a privacidade das vítimas de violência, principalmente sexual, seja preservada.

Já o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Marcos Gutemberg Fialho da Costa, destaca que as notificações de doenças e agravos sempre incluem o nome do paciente e que a responsabilidade pela preservação da privacidade das vítimas de violência será das secretarias de Saúde e dos responsáveis pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Ginecologista, Fialho confirma que, até hoje, os médicos e profissionais de saúde só denunciavam os casos de violência com a concordância dos pacientes, a não ser em casos envolvendo crianças e adolescentes, quando, na maioria das vezes, o Conselho Tutelar era acionado. Para o médico, a inclusão da agressão à integridade física na lista de notificações obrigatórias é um avanço, mas o texto terá que ficar muito claro, já que o tema violência contra a mulher ainda suscita muita polêmica, e cada profissional terá que usar de bom senso, analisando caso a caso, para não cometer injustiças e também não se sujeitar a sofrer processos administrativo e disciplinar.

Segundo o Ministério da Saúde, a atualização da lista ocorre por causa de mudanças no perfil epidemiológico e do surgimento de novas doenças e também da descoberta de novas técnicas para monitoramento das já existentes, cujo registro adequado permite um melhor controle epidemiológico. Na última atualização haviam sido acrescentados à lista os acidentes com animais peçonhentos, atendimento antirrábico, intoxicações por substâncias químicas e síndrome do corrimento uretral masculino.

A Portaria nº 104 também torna obrigatória a notificação, em 24 horas, de todos os casos graves de dengue e das mortes por causa da doença às secretarias municipais e estaduais de Saúde. Também devem ser comunicados todos os casos de dengue tipo 4. As secretarias, por sua vez, devem notificar as ocorrências ao Ministério da Saúde.

Fonte: Estadao.com.br
LEIA MAIS...

Senadora marta Suplicy falou ao site gay Dois Terços

0 comentários
A Senadora Marta Suplicy falou ao Dois Terços sobre sua intenção de desarquivar a PLC 122 que criminaliza a homofobia no Brasil e das  expectativas em relação ao  governo da presidenta Dilma Rousseff. Falou também da  onda de violência que vem crescendo contra os lGBT´s nos últimos meses .

DT Os números da violência contra os homossexuais no Brasil têm crescido nos últimos dias a exemplo dos ataques em São Paulo. Como a senhora pretende contribuir no seu mandato para punição e redução destes índices? 

DT: Tenho a intenção de assumir a relatoria e colher assinaturas necessárias para evitar o arquivamento do PLC 122, que criminaliza a homofobia. Será uma árdua batalha aprovar este projeto que define a homofobia como crime passível de penas - numa gradação que vai da multa à detenção. Mas será um marco contra a discriminação por orientação de sexo e identidade de gênero. Aprovado o projeto e sancionada a lei, o Estado terá como combater a intolerância sexual, assim como já pune racismo e agressões à mulher. Mas, além disso, temos de continuar agindo em políticas sociais, de educação e cultura para romper com o círculo vicioso do preconceito. Temos de buscar mudanças de comportamento. Temos de trabalhar a questão do respeito à diversidade. 

Confira a entrevista completa aqui www.doistercos.com.br

Fonte: Dois Terços
LEIA MAIS...

Ativista gay é assassinado em Uganda após ter foto publicada em jornal

0 comentários
O destacado ativista da causa gay ugandense David Kato (foto) foi assassinado em uma localidade dos arredores de Campala, capital de Uganda, dois meses após sua fotografia ter sido publicada por uma revista local. A publicação fez uma campanha contra os homossexuais, imprimindo fotos dos potenciais "alvos" - cidadãos gays ou ativistas de direitos humanos. 

Kato, representante do grupo Minorias Sexuais de Uganda, foi assassinado em sua casa em Mukono, a cerca de 30 quilômetros do centro de Campala, por vários desconhecidos, disse à Agência Efe a subcomissária Judith Nabakooba. 

O ativista havia denunciado a revista ugandense Rolling Stone por divulgar em novembro passado, em uma campanha homofóbica, as fotos de homossexuais declarados e ativistas. 

No início deste mês, a Corte Suprema de Uganda proibiu a publicação de divulgar mais fotografias e informações para identificar supostos homossexuais e a condenou a pagar US$ 750 dólares às pessoas que já haviam sido identificadas. 

Nabakooba acrescentou que a Polícia segue algumas pistas sobre o caso, mas ainda é cedo para vincular o assassinato de Kato à sua orientação sexual. 

Fonte: Agência EFE
LEIA MAIS...

Estupros corretivos e lésbicas, na África do Sul, assusta o mundo

7 comentários
Mulheres homossexuais são estupradas para aprender a gostar do sexo oposto

A cidade sul-africana Khayelistha tem sido palco de uma atrocidade pública: mulheres lésbicas têm sido vitimas de estupro “corretivo”. Os homens acreditam que as mulheres homossexuais devem ser estupradas para aprender a gostar do sexo oposto.

A emissora “Sky News” realizou reportagem com algumas mulheres que passaram por situação humilhante. Segundo o depoimento, elas e outras mulheres estão com medo de sair às ruas. Funeka Solidaat (foto), uma das entrevistadas, revelou que já foi estuprada duas vezes. 

Funeka também contou que ficou “espantada” com a atitude da polícia. Segundo ela, os policiais não deram atenção e ainda por cima a humilharam. Outra entrevistada fez uma revelação ainda mais chocante, a de que as mulheres que se assumem homossexuais correm risco de vida. Durante a reportagem alguns homens chegaram a afirmar que lésbicas “merecem morrer”. 

Ativistas do mundo inteiro estão divulgando um abaixo assinado on-line  para chamar a atenção de líderes ao redor do mundo sobre a questão do estupro “corretivo”. Para assinar, clique aqui.

 

Fonte: Dykerama
LEIA MAIS...

Calendário de Atividades do Movimento LGBT da Bahia - 2012

3 comentários

EVENTOS REALIZADOS EM 2012

15 de julho de 2012, quarta-feira, em Alagoinhas
Conferência - "Crimes Homofóbicos no Brasil - Panorama e Erradicação da violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis" 
Mais informações clicando aqui
SEMANDA DA VISIBILIDADE LÉSBICA - LBL E DIADORIM
Mais informações clicando aqui

Sábado, 25 de agosto, em Castro Alves
Roda de Dialogo: Visibilidade Lésbica – Atitude, respeito, liberdade e Políticas Públicas
Participantes: Rafhaella Oliveira (Secretária de Educação); Virgínia Nunes LBL/BA, André Macêdo (Nugesex-DIADORIM/UNEB), Gilvan (Cavaleiros de Shangri-lá)
Às 13h, no Grupo Escolar Eugênio Araújo

Segunda, 27 de agosto, em Lauro de Freitas
Exibição de Filme/Documentário “Vovozinha que ama outra vovozinha”
Debatedoras: Professora Eide Paiva (Nugsex-DIADORIM/UNEB/LBL);  Juci  (Liga de Lésbicas de Lauro de Freitas -Lilás);
Roda de Conversa: Lésbicas em Trilhas de Empoderamento
Participantes:  Professora Amélia Maraux – Superintendência da Educação Básica do Estado da Bahia; Rosy Mary (SPM-BA)); Valdecir Nascimento – Instituto da Mulher Negra; Vilma Bahia (LBL/LILÁS/Estudante de Enfermagem da UNIME) Mediadora: Sulle Nascimento ((Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher – Lauro de Freitas)
Às 18h, na UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura

Terça, 28 de agosto, em Salvador
Mesa-redonda: Mais lésbicas na política: eleições 2012
Participantes: Vereadora Edlene Pain (PT/Coração de Maria), Rosa (PP/Vitória da Conquista) –a confirmar e Vida Bruno (PT/Salvador); Mediadora: Virginia Nunes (LBL-BA)
Mesa-redonda: Políticas para as lésbicas, políticas para a igualdade: desafios e perspectivas da Frente Parlamentar pela cidadania LGBT na Bahia
Participantes: Olívia Santana (PCdoB) – a confirmar, Aladilce (PCdoB) a confirmar, Marta Rodrigues(PT), Vânia Galvão(PT); Mediadora: Anhamona Brito (Defensoria Pública)
A partir das 18h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris

Quarta, 29 de Agosto, em Cachoeira 
Exibição de Filme/Documentário (a definir)
Debatedoras: Ângela Figueiredo (CAHL/UFRB) - a confirmar
Roda de Conversa: Mas, afinal, o que é a Visibilidade Lésbica?
Participantes: Atividade 1: Debatedoras: Professora Simone Brandão (Grupo de Pesquisa Maria Quitéria/UFRB), Professora Valéria Noronha( Grupo de Pesquisa Maria Quitéria/UFRB), Virgínia Nunes (LBL)
Às 18h, no CAHL/UFRB – Centro de Artes, Humanidades

Quinta, 30 de agosto, em Conceição do Coité
Às 18h, na Universidade do Estado da Bahia – Campus XIV
Exibição de Filme/Documentário (a definir)
Debatedora: Professora Eide Paiva Paiva (Nugsex-DIADORIM/UNEB/LBL);  Professor Kleber Silva (GLEIGS- Grupo de Leitura e Estudos Interdisciplinares sobre Gênero e Sexualidade  do campus XIV-UNEB);
Roda de Conversa: Visibilidade Lésbica no Território do Sisal
Participantes: Professora Eide Paiva Paiva (Nugsex-DIADORIM/UNEB/LBL);  Jacueline Lemos (GLEIGS- Grupo de Leitura e Estudos Interdisciplinares sobre Gênero e Sexualidade  do campus XIV-UNEB)
Programação - Mês da visibilidade Lésbica do Lesbibahia
Dias 28, 29 e 30 de agosto, em Salvador
Mais informações clicando aqui 
Terça, 28 de agosto
Mostra Generótica
A exposição será realizada em conjunto com o seminário “Mais Lésbicas no Poder” (Diadorim, LBL) e contará com a performance de Lívia Ferreira
Às 18h, na Biblioteca dos Barris 

Quarta, 29 de agosto
Sessão Especial da Visibilidade Lésbica – Vereadora Marta Rodrigues, Coletivo Lesbibahia, LBL
Às 19h, no Centro do Cultural da Câmara de Vereadores/as de Salvador – Praça Tomé de Souza, s/n, Centro
Quinta, 30 de agosto
Exibição do Filme “Pariah” e diálogo 
Às 18h30, no Sindicato dos/as Comerciários/as – Rua Francisco Ferraro, 53, Nazaré 
29 de agosto de 2012, em Salvador
Sessão especial da Visibilidade Lésbica
Às 19h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador

De 28 a 31 de agosto de 2012, em São Paulo
IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/Aids

18 de setembro, em Itapetinga 
Atividade Pré-Parada LGBT para conscientização sobre homofoboa  
Na Praça de Itapetinga



25 de julho de 2012, em Jequié
Palestra Gênero e Religião: entre a sacralização do profano e a profanação do sacro
A partir das 19h, no Auditório Waly Salomão, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié

De 1º a 3 de agosto de 2012, em Salvador
VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH)
Tema: “Memórias, rumos e perspectivas dos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero”
Mais informações clicando aqui.

19 e 20 de julho de 2012, em Salvador
Seminário de Capacitação de Jovens LGBT de 19 a 29 anos
Realização: GGB
As inscrições devem ser enviadas conforme instruções a ser solicitadas ao e-mail ggb@ggb.org.br
 
Mais informações clicando aqui



De 29 de junho a 1º de julho, em Lauro de Freitas
Jogos da Diversidade Sexual do Nordeste
Inscrições ampliadas até o dia 15 de junho


Sexta-feira, 29 de junho de 2012, em Salvador  
Formação do Movimento Universitário Transgênero 
Realização: GT de Diversidade Sexual da UNIFACS   
Para mais informações, acesse aqui

Sexta-feira, 15 de junho de 2012, em Salvador
Sessão científica "A construção dialógica da identidade em pessoas intersexuais: o X e o Y da questão"
Palestrante: Dra. Ana Karina Figueira Canguçu  
Auditório do ISC, a partir das 14h 
Programa de Estudos em Gênero e Saúdade (MUSA) do Instituto de Saúde Coletiva - ISC/UFBA

Sábado, 16 de junho de 2012
VIII Roda de Leitura do Lesbibahia
A partir das 10h, no Sindicato dos Comerciários
Mais informações clicando aqui

Terça-feira, 19 de junho, em Lauro de Freitas
Posse do Presidente do Grupo Gay de Lauro de Freitas, Franklin Silva e entrega do título de Musa Baiana LGBT a Prefeita Moema Gramacho
Às 19h30, na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas
Mais informações clicando aqui

10 a 13 de junho de 2012, em Salvador
I Simpósio Nacional de Políticas para Transexuais
Hotel Vilamar, localizado na Avenida Amaralina (na orla), nº 111, Amaralina (próximo ao Quartel de Amaralina)
 Eixo central: Promoção ao Respeito e Visibilidade de Transexuais
Realização: Associação de Travestis de Salvador (ATRAS) e a Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA)
Inscrições através do e-mail: comissao.simposio@yahoo.com.br  
Mais informações clicando aqui 

De 29 de maio a 4 de junho, em Salvador 
Seminário em Metodologia de Pesquisa em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos  
Inscrições para o treinamento (20 vagas) até 20 de maio e para o seminário (200 vagas) até 29 de maio
Informações sobre inscrição, programação, horários e local clicando aqui

Sábado, 26 de maio de 2012, em Salvador
Marcha das Vadias 2012
Concentração às 13h00 na Praça da Piedade
Mais informações clicando aqui

De 21 a 26 de maio, em Salvador
Oficina “Meus deliríos, meus delitos, reflexões sobre ambiguidades e travestimentos”
Veja informações sobre horários, local e inscrição clicando aqui 

Quarta, 23 de maio, em Camaçari
Mesa redonda e assinatura do nome social em Camaçari
Às 9h, no auditório da SEGOV
Todas as informações clicando aqui 

Sábado, 19 de maio de 2012, em Salvador
Lançamento do livro "Viagens Tecnológicas"
Às 19h, na Casa das Irmãs Mercedárias (Rua Lídio Mesquisa, 68, Rio Vermelho)
Acesse o convite clicando aqui 

De 15 a 18 de maio de 2012, em Santo Antonio de Jesus, Cachoeira, Amargosa e Cruz das Almas
I Festival Anual de Múltiplas Sexualidades da UFRB
Mais informações clicando aqui 

Sexta, 18 de maio de 2012, em Governador Mangabeira
Palestra: "Oportunidade Direitos de Todos - Cidadania LGBT" 
Às 8h, na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira 
Realização: Prefeitura de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Promoção da Igualdade, em parceria com o Grupo diginidade Diversidade - GDD
Sexta, 18 de maio de 2012, em Salvador
Missa pela vítimas da homofobia
Realização: Congregação Mãe de Deus (CMD), em parceria com ONG Grupo Contra o Preconceito e Núcleo LGBT Metropolitano
Paróquia Nossa Senhora da Valéria (Rua do Lavrador, 48, Valéria, Salvador, Bahia. Entrada ao lado do Colégio Estadual Noêmia Rego)
A partir das 19h30 

Quinta, 17 de maio, em Salvador
Bate-papo e troca de experiências sobre as diversas formas de Maternidade Lésbica
A partir das 18h, na sede o Felipa de Souza
Realização: Grupo Felipa de Souza
Veja o convite clicando aqui

Quinta, 17 de maio de 2012, em Cachoeira
Ato Público contra as Opressões
Saída às 9h do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Realização: Coletivo Aquenda e Primeiro Festival Anual de Múltiplas Sexualidades da UFRB 
Veja o cartaz clicando aqui

Quinta, 17 de maio de 2012, em Ilhéus
Dia de Combate à Homofobia em Ilhéus
Sala de reuniões do DFCH - UESC
Realização: Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz
Veja release, programação e convite clicando aqui

Quinta, 17 de maio de 2012, em Vitória da Conquista 
Audiência Pública em referência ao Dia Internacional de Combate à Homofobia
A partir das 19h, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Quinta, 17 de maio, em Itaberaba
Dia Municipal contra a Homofobia  em Itaberaba
Panfletagem e divulgação dos grupo LGBTs da cidade, sensibilização do Dia de Combate à Homofobia, teste rápido Fique Sabendo em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e 18ª DIRES e distribuição de Preservativos 
Praça do Coqueiro, a partir das 9h
Realização Grupo LIVRE, CTA e 18ª DIRES

Quarta, 16 de maio de 2012, em Salvador
Entrega do título de cidadão de Salvador a Renildo Barbosa
Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (Praça Municipal), às 16h
Veja mais informações clicando aqui

Quarta, 16 de maio de 2012, em Brasília
Marcha Nacional LGBT
Realização: ABGLT
Veja o manifesto aqui


De 14 a 16 de maio de 2012, em Salvador
II Seminário Internacional e o XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero
Tema: "Os Estudos Feministas e de Gênero e as Matrizes da Desigualdade: Sexismo, Racismo e Lesbo-Homofobia" 
Realização: Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher
Mais informações clicando aqui

Quinta, 10 de maio de 2012, em Itabuna
Seminário "Homofobia e suas implicações jurídicas"
Auditório da FTC de Itabuna (centro da cidade, próximo ao Fórum)
A partir das 7h30
Realização dos alunos do 4º semestre matutino do curso de Direito da Faculdade de Tecnologias e Ciências - FTC
Mais informações clicando aqui

Segunda, 7 de maio de 2012, em Feira de Santana
Ciclo de Debates  sobre os  30 anos de  AIDS  no  Brasil
Realização: GLICH 
Mais informações aqui 

Terça, 8 de maio, em Salvador
Audiência Pública "Políticas Públicas LGBT: Avançar no Legislativo, combater a homofobia e a violência contra LGBT"
A partir das 9h30, no Plenarinho da ALBA
Veja convite clicando aqui

Segunda, 23 de abril de 2012, em Salvador
Mesa Novas configurações familiares: união homoafetiva e adoção

Quinta e sexta, 25, 26 e 27 de abril de 2012, em Salvador
Ato e V Seminário de Fortalecimento do Fórum Baiano LGBT
Grande Hotel da Barra – Porto da Barra
Veja mais informações clicando aqui 

Terça, 17 de abril de 2012, em Salvador
Reunião do Fórum Baiano LGBT 
Às 14h, na sede do GGB
Mais informações na convocatória, clicando aqui

Sábado, 14 de abril, em Salvador
7ª Roda de Leitura do LesBiBahia
Debate do texto Eu sou uma lésbica de descendência africana, de Marluce Silva e Carlos Serafim, com Raphaella Oliveira e Bárbara Alves
Dia 14 de abril, às 10h, no Sindicato dos Comerciários
Veja o convite oficial clicando aqui

Terça, 3 de abril de 2012, em Salvador
Reunião do Fórum Baiano LGBT
A partir das 14h, na sede do Grupo Felipa de Souza (Rua Ismael Pinheiro, 167, 1º andar, Tororó)


De 18 a 30 de março, em Salvador
Esposição fotográfica "Redesenho de si mesma", de Carol Barreto
A partir de imagens das travestis participantes das reuniões do GGB
Salão o Grupo Gay da Bahia

Sábado, 24 de março de 2012, em Salvador
Encontro do Setorial LGBT do PT da Bahia
A partir das 8h, na Faculdade de Arquitetura da UFBa
Mais informações clicando aqui

25 de março de 2012, em Arembepe [Camaçari]
Arrastão Colorido
Realização: Realidade Colorida
Concentração e horário em definição
Mais informações clicando aqui

Março e abril de 2012, em Salvador
Capacitação em Direitos Humanos de agentes multiplicadores de informações 
Realização: Gapa-Bahia
Mais informações clicando aqui

Terça, 20 de março de 2012, em Brasília
Reunião da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT
Disponível pela internet
Mais informações aqui

Quarta, 21 de março de 2012, em Salvador
Ato contra os crimes homofóbicos
Realização: Fórum Baiano LGBT
A partir das 15 horas, na Praça da Piedade
Mais informações clicando aqui

Quinta e sexta, 22 e 23 de março de 2012, em Salvador
Seminário "Pela Eliminação de Todas as Formas de Violências contra as Mulheres Heterossexuais, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Lésbicas"
Auditório da Faculdade Visconde de Cairu
Fôlder com a programação clicando aqui ou aqui

Quinta-feira, 15 de março, em Salvador
Posse de Paulett Furacão no Núcleo LGBT da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
A partir das 10 h, no Auditório da Secretaria

Sábado, 3 de março, em Salvador
Reunião do Fórum Baiano LGBT
A partir das 9h, na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Salvador
Veja a convocatória clicando aqui


De 9 a 11 de março de 2012, em Porto de Sauípe

Encontro de Lésbicas e Mulheres Bissexuais Negras
Realização: Rede Afro LGBT


Domingo, 11 de março de 2012, em Feira de Santana
I Encontro Feirense de Gays
A partir das 14h, na boate Offsina
Realização: GLICH e APGFS
Inscrições pelo telefone (75) 3221-8308 ou pelos e-mails phabyio1@yahoo.com.br e rafaglich@yahoo.com.br
Mais informações clicando aqui


11 de março de 2012, em Simões Filho
Caminhada Rosa de Simões Filho

Realização: GCP 


Segunda, 20 de fevereiro de 2012
XV Concurso de Fantasia Gay da Bahia
A partir das 16h, na Praça Municipal de Salvador
Realização: GGB e Quimbanda-Dudu

Sexta, 10 de fevereiro de 2012, em Lauro de Freitas
Posse do Comitê Desportivo GLS da Bahia
Cerimônia da Abertura do Lançamento dos Jogos Nacionais da Diversidade e do Games Gay da Bahia
A partir das 19h, na Casa do Trabalhador
Confirmação de participação pelo e-mail Franklin.silva@oi.com.br ou no telefone (71) 9166-3424/8220-0959.

Domingo, 8 de janeiro, em Salvador
I Encontro Gay do Monte Serrat
A partir das 15h, na Ponta do Humaitá

De 23 a 27 de janeiro de 2012, en Salvador
II Curso de Introdução à Política e Teoria Queer
Inscrições até o dia 8 de janeiro pelo e-mail cursoteoriaqueer@gmail.com
Mais informações aqui e aqui
=
Segunda, 30 de janeiro de 2012
Roda de Conversa "A Inserção das Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho"
Realização da Rede Afro LGBT em parceria com o Laleska d'Capri
A partir das 19h, na Escola Estadual Cupertino de Lacerda (Rua Visconde de Itaborahy, s/n, Amaralina. Próximo a subida dos ônibus para o Nordeste ou Igreja São José de Amaralina. Próximo também ao antigo colégio Anchieta)

De 1º a 5 de fevereiro de 2012, em Salvador
9º Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (ENUDS)
Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus Ondina
Mais informações clicando aqui

EVENTOS REALIZADOS EM 2011

De 15 a 18 de dezembro de 2011, em Salvador
II Conferência Nacional LGBT
Tema: "Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT"
Local a divulgar

Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011, em Salvador
Cine Psiqueer, com o filme "Desejo Proibido"
A partir das 18h, na Biblioteca dos Barris
Mais informações clicando aqui

Sexta e sábado, 9 e 10 de dezembro de 2011, em Jequié
III Seminário Mundial de Luta contra a Homofobia
Realização: Departamento de Ciências Biológicas da UESB - Campus Jequié
Auditório Waly Salomão, na UESB de Jequié
Inscrições e demais informações clicando aqui

Segunda-feira, 5 de dezembro de 2011, em Salvador
Mesa rendonda "Homossexualidade e Homofobia à Brasileira"
Com Luiz Mott e Osvaldo Fernandez
Às 19h, no Auditório da Fundação Visconde de Cairu
Evento gratuito
Mais informações clicando aqui

De domingo a quinta, 4 a 8 de dezembro de 2011, em Ilhéus
I Seminário de Fortalecimento LGBT do Movimento LGBT da Região do Sul da Bahia 
Mais informações clicando aqui

De quinta a domingo, 8 a 11 de dezembro de 2011, em Alagoinhas
V Seminário de Fortalecimento do Fórum Baiano LGBT
Inscrições e mais informações clicando aqui


Quinta, 1º de Dezembro de 2011, em Salvador
1ª Caminhada Contra a AIDS de Presidente Tancredo Neves
A partir das 14 horas
Serão trocadas camisas por alimentos para a campanha "Natal Sem Fome" do grupo Intimus 2011. Quem puder ajudar, entrar em contato com Carlus Silva: (73) 8188-2010

Segunda, 28 de novembro de 2011, em Salvador
Pré-estréia do curta Joelma, de Edson Bastos
Cine Cena Unijorge, no Shoppinhg Itaigara, às 20h
Realização: Multi Planejamento Cultural e Panorâmica Produções
Mais informações sobre o filme clicando aqui


Sábado, 26 de novembro de 2011, em Salvador
16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Com Eide Paiva, Sueli Santana, Margarete Carvalho, Amélia Maraux e Vanda Cruz
No Instituto Steve Biko, a partir das 8h
Realização: Steve Biko e Foquiba 
Mais informações clicando aqui


Sábado, 26 de novembro, em Salvador
Cine Beco, com exibição do filme "Saindo do Armário" seguido de debate sobre "Preconceito e Aceitação"
A partir das 15h, no Beco dos Artistas
Mediadores: João Barreto, Lucas Lobo e Bruno Barros
Realização: Psiqueer



Sábado, 26 de novembro de 2011, em Salvador
I Encontro de Jovens Mulheres Negras da Bahia
Sindicato dos Comerciários (Rua Francisco Ferraro, nº 53, ao lado do Colégio Central)




De 22 a 25 de novembro de 2011, em Salvador
II  Encontro Estadual de Travestis e Transexuais
Mais informações clicando aqui


Quinta, 24 de novembro de 2011, em Salvador
Seminário Sociedade Civil e Segurança Pública: O Quê Propomos?
Das 8 às 17h, no auditório da Faculdade de Administração da UFBa (Vale do Canela)

Quarta e sexta, 9 a 11 de novembro de 2011, em Salvador
Semana de Combate à Discriminação e à Homofobia
Nordeste de Amaralina, bairro de Salvador
Realização: Associação LGBT Laleska d' Capri
Veja os horários e os locais clicando aqui


Sexta, 11 de novembro, em Salvador 
Cine Psiqueer 
Filme: Bombadeira 
Debatedores: Cíntia Guedes e Tiago Sant'Ana 
A partir das 18h na Bibloteca dos Barris


De 10 a 12 de novembro de 2011, e Salvador
Seminário sobre Diversidade Sexual: "Até Onde Vai o seu Olhar?"
Faculdade Unime Salvador (Paralela)
Realização: Grupo Serviço Social em Movimento
Mais informações clicando aqui

Quinta, 10 de novembro, em Camaçari
Reunião com a Drª Maria Tereza, delegada da Policia Civil de Camaçari
Marcada pelo Grupo Gay de Camaçari, às 14 horas 
Sede do GGC que fica na Rua da Bandeira – 75 – Centro – Camaçari – Bahia

Sexta, 11 de novembro de 2011, em Camaçari
Apresentação do espetáculo teatral "E Se Meus Pais Soubessem?
No Colégio Modelo de Camaçari, às 10h30 e às 15h30
Realização: Adé Diversidade
Mais informações clicando aqui

Sexta-feira, 4 de novembro de 2011, em Salvador
Festa Miss Sunshine
Sunshine Bar (Antigo Idearium) – Rua Guedes Cabral, 20, Rio Vermelho, em frente á Igreja da Santana, a partir das 23h
Ingresso: R$ 10,00 antecipado e R$ 15,00 no local.
Realização: Pronto Comunicação e Site Dois Terços
Elenco: Valerie O'rarah, Sfat Auermann, Camilo Fróes e DJs convidados.
Contatos e Informações: Genilson Coutinho - 71 8801-2343 - couton2@globo.com
Mais informações clicando aqui

Sábado, 5 de novembro, em Salvador
Cineclube Convida Shortbar
Gepsi (Rua Odilon Santos, 155, Rio Vermelho), das 15 às 20 horas
Mais informações no Facebook

Terça, 1º de novembro de 2012, en Salvador
XVII Concurso Miss Brasil Gay - Versão Norte e Nordeste
Realização: Bagagerie Spielberg
Teatro Vila Velha, às 20h
Ingresso: R$ 40 (na bilheteria)

Segunda, 31 de outubro de 2011, em Salvador
Cine Feminista: Interseccionalidades e os Marcadores das Desigualdades Sociais
Realização: PPG/NEIM
Auditório do Pavilhão Raul Seixas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBa (campus São Lázaro)
Veja palestrantes e o filme clicando aqui



Sábado, 29 de agosto de 2011
V Roda de Leitura do LesBiBahia
Texto: Identidades Interseccionais e Militâncias Políticas – de Vanilda Maria de Oliveira
Debatedora: Daniela Amorim (BI/UFBA; Coletivo Lesbibahia)
Sindicato dos/as Comerciários/as – Rua Francisco Ferraro, 53, Nazaré. (Próximo ao Colégio Central), a partir das 10:00h
Mais informações clicando aqui

Sábado, 29 de outubro de 2011, em Salvador
Blogayros Camp Bahia
II Encontro de Blogueiros Gays da Bahia
Espaço Xisto, a partir das 10h
Veja o cartaz clicando aqui

Quarta e quinta, 26 e 27 de outubro de 2011, em Salvador
II  Workshop Sobre Novas Tecnologias de Prevenção as DST/AIDS
Hotel Vila Velha
Corredor da Vitória, Av. 7 de Setembro, nº 1971
Fone: 71-3627-8722
Mais informações clicando aqui

Quarta, 26 de outubro de 2011, em Salvador
Chá da Diversidade: Gênero e Sexualidade e os Novos Desafios do Cotidiano
Realização: Grupo Gay das Residências
Salão Nobre da Residência Universitária I, no Corredor da Vitória
Inscrições, convidados e outras informações clicando aqui


Sessões durante todas as quartas-feiras do mês de outubro
Espetáculo Sou Transformista, Mereço Respeito
Teatro XVIII, no Pelourinho, a partir das 20h
Mais informações clicando aqui

De 21 a 23 de outubro de 2011, em Salvador
II Conferência LGBT da Bahia
Etapa estadual da Conferência Nacional LGBT
Tema: "Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT"
Local a divulgar

De 13 a 15 de outubro de 2011, em Itabuna
Programação Pré-Parada LGBT de Itabuna
V Seminário de Politicas Publicas Tema: " Educando na Diversidade" (13 e 14)
2º Miss Gay Grapiuna (15)
Mais informações aqui e no blog do Grupo Humanus

7 de outubro, em Itabuna
Marcha das Vadias
Concentração a partir das 16h na Avenida Cinquentenário


Quarta, 28 de setembro de 2011
Marcha pela Legalização do Aborto
Das 8h30 às 18h, no DCE da UFBa (Rua Caetano Moura, nº. 142, Federação)
Veja a programação e outras informações no cartaz clicando aqui

XLIII Vigília pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe
Na Estação da Lapa, das 17h30 às 19h30
Veja o cartaz clicando aqui

Sexta, 23 de setembro de 2011, em Itabuna
Feira de Saúde
Praça Jose Bastos
Parte da Programação Pré-Parada LGBT de Itabuna
Local a divulgar 

24 de setembro de 2011, em Camaçari
Troféu Eduardo Barbosa
A partir das 20h, na Câmara Municipal de Camaçari
Realização do Grupo Gay de Camaçari

Quinta, 22 de setembro de 2011, em Salvador
Entrega do título de cidadão de Salvador a Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais
A partir das 18h30, no Plenário da Câmara Municipal de Salvador
Veja o convite clicando aqui

Terça e quarta, 20 e 21 de setembro de 2011, em Salvador
3ª Conferência Municipal para as Mulheres
Das 08 h às 18 h no Hotel Sol Bahia (Av. Manuel Antônio Galvão, 1075, Patamares)
Maiores informações: 2108-7309 / 7310

Sábado, 17 de setembro de 2011, em Amargosa
Conferência LGBT do Vale do Jiquiriça
A partir das 8h, no Centro de Formação de Professores – UFRB/Amargosa
Mais informações, cartazes e programação clicando aqui
Quinta, 8 de setembro de 2011, em Salvador
Roda de Leitura com Marian Pessah (Mulheres Rebeldes/POA)
Realização do LesBiBahia e da LBL
Sala Térreo da Faced/Ufba, a partir das19h
Informações clicando aqui
 
Quinta, 8 de setembro de 2011, em Salvador
Lançamento do livro Stonewall 40 + o que no Brasil?
Na Livraria Sebo Praia dos Livros (Largo do Porto da Barra, Salvador), às18h30
Informações clicando aqui

Domingo, 11 de setembro de 2011, em Salvador
III Caruru da Diversidade
Realização: Grupo Gay da Residência
Concentração às 13 horas, na Residência Universitário 3 (Rua Barão de Loreto, nº. 21, Graça)
Veja o convite clicando aqui

Quinta, 8 de setembro de 2011, em Salvador
Palestra "A presença (in) transparente da lei: barebacking sex e a medicalização da vida", com com Paulo Rodrigues de Paula (Lattes: http://lattes.cnpq.br/8192753613466515)
Realização: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, através do Grupo de Leitura em Sexualidade, Saúde e Corpo (GLS) do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde (ECSAS)
A partir das 11h30, no auditório do CRH

De 4 a 6 de setembro, em Salvador
II Seminário Enlaçando Sexualidades
Direito, Relações Etnorraciais, Educação, Trabalho, Reprodução, Diversidade Sexual, Comunicação e Cultura
Centro de Convenções da Bahia
Realização: Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidades Diadorim - Uneb
Mais informações clicando aqui

Terça-feira, 6 de setembro de 2011
1° Oficina LGBT da ANEL – BA
Faculdade de Direito da UFBA, às 14h
Contatos: Danilo Marques - (71) 88579140
Atividade gratuita e aberta ao público
SEMANA DA VISIBILIDADE LÉSBICA EM SALVADOR 

Sábado, 3 de setembro de 2011
Festa Performática para Lésbicas
A partir das 17h, no Restaurante Flor de Mandacaru (na Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia, próximo à Praça Dr. Mário Macedo Costa)
Restrita 

Sexta, 2 de setembro
Exibição do documentário “Meu mundo é esse”
A partir das 19h, na Steve Bike (Instituto Steve Biko- Rua Do Paço, 2, Largo do Carmo, 2º andar, Pelourinho)
Aberta

Quarta, 31 de agosto de 2011
Sessão Especial pelo Dia da Visibilidade Lésbica
Realização: LesBiBahia em parceria com o mandato das vereadoras Marta Rodrigues (PT) Vânia Galvão (PT)
Às 19hs, no Plenário Cosme de Farias, Câmara Municipal de Salvador
Veja o convite clicando aqui
Aberta

Segunda, 29 de agosto de 2011
Café da Manhã das Lésbicas Negras e Convidadas
Articulação de Lésbicas Negras da Bahia, Rede Afro LGBT, Núcleo de Irmandade de Artes Negras - NuBIAN, Núcleo Negro do Teatro do Oprimido - NNTO e Felipa de Souza - Negras Lésbicas
A partir das 8h, no CEAO (Largo 2 de Julho)
Restrita


Segunda, 29 de agosto de 2011
Mostra de Filmes e Conversa sobre temática Lésbica na Sociedade
A partir das 19h, no Restaurante Flor de Mandacaru (na Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia, próximo à Praça Dr. Mário Macedo Costa)
Veja o convite clicando aqui
Restrita


Terça, 30 de agosto de 2011
XLII Vigília Feminista pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Estação da Lapa, das 17h30 às 19h
Focalizando a Violência contra as Mulheres Lésbicas
Veja o convite clicando aqui
Aberta 

Terça, 30 de agosto de de 2011, em Salvador
Audiência Pública para as Pessoas com Deficiência e a Comunidade LGBT
Para colher emendas para a LOM referentes aos segmentos
Promovida pela Comissão de Reforma do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município
A partir das 9 horas, no Centro Cultural 
Mais informações clicando aqui

24 e 25 de agosto, em Feira de Santana
8º Seminário sobre Diversidade Sexual 
Realização:  Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) e Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual (Glich)
Auditório 3, do módulo 4, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)
Veja a programação, convite e outras informações do evento clicando aqui

Quarta, 24 agosto, em Teixeira de Freitas
Universidade Fora do Armário 2011, no Campus X da Uneb
A partir das 17h no auditório do Departamento de Educação - UNEB- Campus X
Veja a programação e mais informações clicado aqui

Segunda, 22 de agosto de 2011, em Salvador
III Roda de Leitura do LesBiBahia
A partir das 18h no Sindicato dos Químicos. Rua Marujos do Brasil, 20, Nazaré, Salvador-BA
Veja o convite e mais informações clicando aqui 
Segunda-feira, 15 de agosto de 2011, em Salvador 
II Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos
Realização da A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos



Sexta, 5 de agosto de 2011, em Amélia Rodrigues
Mostra de Cinema 4º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual
partir das 9 horas da manhã, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues


Sexta, 5 de agosto de 2011, em São Sebastião do Passé
Lançamento da VI Parada do Orgulho pela Diversidade LGBT's
Câmara de Vereadores, às 19 horas
Realização: ADAMOR

Sábado, 6 de agosto de 2011, Salvador
Reunião Ordinária do Fórum Baiano LGBT
A partir das 9 horas, no Colégio Central da Bahia

Quinta, 4 de agosto de 2011, em Salvador 
Roda de Conversa da Rede Afro LGBT
A partir das 18 horas, no CEAFRO (Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho)
Sábado, 30 de julho de 2011, em Salvador
Sarau das Vadias
Porto da Barra, às 16 horas
Mais informações aqui

Quinta, 28 de julho, em Coité
Audiência Pública "Diga Não à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia!"
Às 19h30, na sede do Poder Legislativo
Confira convite clicando aqui

Sexta, 29 de julho de 2011, em Salvador
Mesa "O Adolescente e o Direito à Identidade Sexual"
Às 16 horas, parte do
III Ciclo Preparatório 21 Anos do ECA: Lugar de Criança é no Orçamento, dias 28 e 29 de julho no Ministério Público Estadual
Confira a programação do evento clicando aqui

Segunda, 25 de julho de 2011
Primeira reunião da Comissão Organizadora da Conferência Estadual LGBT
Às 9 horas, na Sala dos Conselhos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (4ª Avenida, nº. 400, térreo, Centro Adiministrativo da Bahia)
Pautas: 1. Informes; 2. Aprovação da Marca da II Conferência; 3. Apresentação das propostas das Comissões de Trabalho da II Conferência LGBT 2011; 4. O que ocorrer
A reunião será aberta

Quarta, 20 de julho de 2011
Oficina dos Movimentos Sociais e de Pessoas com Deficiência
para organizar a participação dos enlaces no
II Seminário Enlançando Sexualidades
Às 10 horas, no Sindprev
Mais informações aqui

Segunda, 18 de julho de 2011
II Roda de Leitura do LesBiBahia 
Com o texto "Ninguém nasce mulher" de Monique Wittig
Com Eide Paiva, doutoranda do Mestrado Multidisciplinar UFBA/UNEB; militante da LBL e pesquisdora do NUGSEX Diadorim
Na Central Única dos Trabalhadores
O texto está disponível no blog http://mulheresrebeldes.blogsp
​ ot.com/, e a versão impressa pode ser adquirida no dia da roda ou antes com Raphaella de Oliveira
Mais informações clicando aqui

Terça-feira, 12 de julho de 2011
Sessão técnica "Diversidade Sexual com foco nos Direitos Humanos"
Com Danilo Bitencourt (Coordenador do Comitê Estadual LGBT)
Realização: Centro Estadual de Atenção ao Adolescente Isabel Souto
Das 14 às 17 horas no auditório do CRADIS (Av. Oceânica, 4000, Rio Vermelho, em frente à Praia da Paciência)
Veja o convite clicando aqui

Sexta, 8 de julho de 2011
Reunião sobre a Parada LGBT de Salvador
Sede do GGB, a partir das 15 horas

Sexta, 8 de julho de 2011
Ciclo de Cine Debates: Orações para Bobby 
Bliblioteca dos Barris, Sala Luis Orlando, 3º Andar, das 17h30 às 21h
Realização: IHAC/UFBA, Grupo de Estudos em Psicologia e Teoria Queer (PSIQUEER)
Com apoio da Fundação Pedro Calmon e do Conselho Regional de Psicologo (GTCH)
Bliblioteca dos Barris, Sala Luis Orlando, 3º Andar
Sábado, 2 de julho
Marcha das Vadias
Concentração às 7 horas da manhã, na Lapinha

Quinta, 30 de junho de 2011, em Salvador
Sessão Especial Dia do Orgulho Gay
Vereadoras Vânia Galvão (PT) e Olívia Santana (PCdoB)
Plenário Cosme de Farias
Câmara Municipal de Salvador
19 horas

Terça, 28 de junho de 2011, em Camaçari
Café da manhã em comemoração ao Dia Municipal do Orgulho LGBT
Com palestra de Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia
Promovido pela Secretaria da Cidadania e Inclusão, através da oordenação de Políticas Públicas LGBT
9 horas
Leia matéria clicando aqui

Terça, 28 de junho de 2011, em Salvador 
Lançamento do livro "Boletim do GGB - 1981-2005"
GGB, em parceria com SJCDH
Palácio Rio Branco, ao lado do Elevador Lacerda
19 horas

Segunda, 20 de junho de 2011
Sessão temática “O Ministério Público e a Segurança Pública para LGBT”

Segunda, 20 de junho de 2011
Aniversário do Associação de Travestis de Salvador
A partir das 14 horas
Na sede do GGB

Segunda, 20 de junho de 2011 
Roda de Leitura do LesBiBahia com Nessete Falu

Sexta-feira, 17 de junho de 2011
Sessão Científica: Kit Anti-Homofobia ou Kit Gay?

28 de Janeiro
Mobilização Contra a Transfobia em Salvador
Organização: Associação de Travestis e Transexuais de Salvador
A partir das 15hs 
Na Praça da Sé, ao lado da Fonte Luminosa

29 de janeiro
Exibição de filmes sobre a temática travesti em Itabuna
Pelo Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais
Organizado Grupo Humanus
A partir das 14 horas 
Na Rua Rua Ruffo Galvão, 19, segunda andar, sala 07, Centro
LEIA MAIS...